As suas articulações estralam?
Post novo no ar: as suas articulações estalam? Alguns alunos relatam que sim, até brincam: hoje estou “crocante” rs.
Vamos lá, as articulações que estalam mais são as dos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais esses barulhos acontecem:
- O estalo pode acontecer de forma natural devido à presença do líquido sinovial nas articulações. Sempre explico para as alunas que nossas articulações são banhadas por um líquido, ele age como um lubrificante, e contém gases e nutrientes importantes para a cartilagem. A vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.
- Esse fluido articular contém o gás oxigênio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular e o gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento.
- Mas Jô, o que pode ser? Este rangido pode ser ocasionado também por problemas como desgaste articular, tais como artrose, inflamações como artrite e sinovite, além de condromalácia patelar, por exemplo.
- Esses fatores patológicos podem desencadear os estalo, e se o barulho nas articulações é frequente, ou vem acompanhado com dores, a recomendação é procurar imediatamente um médico especializado.
- Você sabia que as articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água? Por isso que a desidratação do corpo também prejudica nossos ossos e articulações.
Fica a dica: manter uma boa hidratação também garante que as articulações aguentem movimentos repetitivos e fortes, como uma corrida por exemplo.
Finalizo lembrando que o fortalecimento muscular é fundamental também para termos uma boa saúde articular. Exercícios de alongamento, mobilidade e flexibilidade também são importantes, e você encontra todos esses benefícios na prática do pilates.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe. Agenda aberta para atendimento em fevereiro! Aguardo vocês.
Comentários
Postar um comentário