Voltando com HIIT

Pessoal bom dia, o primeiro post de 2019 é sobre voltar aos treinos, você já voltou? Hummmm se sim, está de parabéns, mas se a resposta for não, corre que você já está atrasado! 
Eu sei que após as férias, muitas vezes temos preguiça e desânimo não é mesmo? Mas bora lá, o ano já começou, hoje é dia 09 de janeiro e uma aula bacana para quem quer voltar com tudo é o HIIT, vocês conhecem?
HIIT é a sigla para o termo em inglês High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade, pode ser realizado em qualquer lugar, na sua casa, no parque, na própria academia, enfim, aonde você quiser! 

Mas o que é o HIIT?
Consiste em uma prática de atividade física, mas rápida e de alta intensidade, com o HIIT otimizou-se a queima de gordura e diminuiu o tempo que a pessoa precisa se exercitar, o que aumentou foi a intensidade do treino, sério pessoal é muito bom!

E como fazer?
São exercícios intervalados com pequenos descansos que variam de 30 a 60 segundos. Geralmente o treino começa com um aquecimento de 2 a 3 minutos, se estendendo para 5 a 20 minutos de atividade. 

O objetivo do HIIT é elevar o máximo possível a frequência cardíaca. Por isso ele é um treino curto: se for uma sessão longa, o aluno não consegue manter a intensidade tão alta.

Benefícios?
São muitos, vamos lá:
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória: ao atingir cada vez mais picos de intensidade de exercícios, a pessoa condiciona seu corpo mais rapidamente, o que traz uma melhora tanto em sua frequência cardíaca quanto em sua respiração.
  • Reduz o apetite: pesquisas revelam que o HIIT pode ter uma influência positiva em hormônios que estimulam a sensação de saciedade, como a grelina e o peptídeo YY. Logo após os exercícios, esses hormônios seriam estimulados, diminuindo a fome ao longo do dia.
  • Favorece o ganho de massa muscular: estudos mais recentes têm relacionado o treino HIIT com o aumento do GH. Este hormônio, conhecido como hormônio do crescimento, ajuda-nos a ganhar massa muscular e reduzir os depósitos de gordura. Mas não se esqueça da musculação, para hipertrofia tem-se que malhar muito, sozinho o HIIT não faz milagres galera.
  • Melhora a sensibilidade à insulina: praticar exercícios regularmente estimula nosso corpo a usar o açúcar do sangue como fonte de energia, principalmente exercícios de alta intensidade como o HIIT, fator  interessante para os diabéticos.
  • Emagrece mais rápido: estudos já comprovaram que o treino de alta intensidade e de curta duração gera mais resultados do que um treino longo e estável. Cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália viram que mulheres que treinaram o HIIT por cerca de 20 minutos ao dia, três vezes por semana, durante 2 semanas, perderam 2,5 kg a mais de gordura subcutânea do que as que fizeram treinos aeróbicos longos de 40 minutos usando aproximadamente 60% da capacidade vascular, sendo que no HIIT conseguimos utilizar cerca de 90% da frequência cardíaca máxima.
  • Acelera o metabolismo: O HIIT é um exercício indicado para perda de peso, pois gasta muitas calorias em um curto período de tempo e também aumenta o gasto calórico do organismo nas 24 horas seguintes ao treino.

Bom pessoal é isso, para quem não gosta de musculação é uma ótima pedida, já que os exercícios são super dinâmicos, isso evita que a pessoa se canse de realizar movimentos repetitivos, todavia, exige muito fôlego e disposição.

Sempre é bom alertar que esse post é instrutivo, os sedentário que estão começando agora devem ter ritmo mais devagar, como fisioterapeuta acredito que pela alta intensidade, não é recomendado que façam a aula pessoas com problemas cardiovasculares e hipertensão, com alterações de coluna grave, hérnia ou que possuam lesões nos quadris e joelhos ok?

Mais uma vez, é fundamental buscar orientação profissional antes de começar o treino por conta própria. Vá ao médico, faça um check up cardiovascular e procure um educador físico! 

Cabe a você dar o primeiro passo para uma vida mais saudável, e aí, bora começar 2019 com tudo? 

Beijos e até o próximo post! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha