Exercícios Isométricos e Isotônicos



Ola pessoal, o post dessa semana no blog é sobre as diferenças entre os exercícios isométricos e isotônicos.


Vocês sabem que eu sou fisioterapeuta, e o intuito principal do Blog da Fisio e das minhas redes sociais é informar e estimular as pessoas a terem uma vida saudável.


Mas sempre enfatizo aqui, nada substitui o acompanhamento de um profissional competente ok. Falei sobre isso esses dias nos stories, gerar um conteúdo bacana e compartilhar o meu dia a dia com vocês acho extremamente válido, mas se vocês devem ter um acompanhamento fisioterápico se necessário, ou, de um preparador físico caso resolvam treinar em casa, isso é muito importante.


Bom vamos lá, eu fiz essa semana um treino de pernas com agachamentos, alternando esses dois tipos de exercícios: isométricos e isotônicos.


Mas vocês sabem o que são? E as vantagens de ambos? Vem comigo...


Exercícios Isométricos


De uma maneira bem simples de explicar os exercícios com isometria são aqueles que promovem a contração muscular sem que você realize o movimento da articulação. 

Mas como assim Jo?  Basicamente você fica parado o tempo todo na mesma posição.


Um exemplo bacana de exercício isométrico é a Prancha, que trabalha vários músculos ao mesmo tempo, tem um post no blog e prévia no insta só sobre esse exercício. Acessem lá, ele é ótimo.


Exercidos Isotônicos 


Diferente da isometria, nesses exercícios que são mais tradicionais, executamos a contração muscular com o movimento das articulações, ou seja, não ficamos parados durante a prática do mesmo, mexendo nosso corpo.


Mas e os benefícios? Os exercícios isométricos promovem o ganho de força e de hipertrofia sem exigir das articulações. O pilates e o yoga usam muito esse tipo de exercício, que trabalham com o peso do seu próprio corpo. Com o passar do tempo, vocês podem colocar uma resistência externa, que pode ser um elástico, halteres, barras ou mesmo executados nos equipamentos de musculação. 


Ambos os tipos são benéficos para a musculatura, mas ao falarmos dos exercícios isotônicos temos o desenvolvimento do volume, além da força, potência e resistência muscular.


Eu fico por aqui, espero que vocês tenham gostado do post, fiz um vídeo no reels mostrando um trechinho do meu treino onde eu faço agachamentos tanto isométrico como isotônicos, para conferir acessem lá: Instagram @joleneincjeglu. 


Até o próximo post galera 👏🏻




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha