Alongamento da coluna


Olá pessoal, o post da semana aqui no blog será sobre fisioterapia, eu já falei sobre esse assunto abordando o corpo todo e os benefícios desse exercício, tem vídeo no ar lá no IGTV @joleneincheglu, mas agora o foco será em alongamento para a coluna. 


Benefícios da técnica 

Os exercícios de alongamento ajudam muito, tem várias vantagens tais como:

  • Aliviar a dor nas costas;
  • Aumentar a amplitude dos movimentos;
  • Aumentar a flexibilidade muscular e articular;
  • Promover relaxamento e bem estar;
  • Prevenir lesões e contraturas;
  • Relaxa o corpo e a mente ajudando a aliviar o estresse.

Eles podem ser realizados pela manhã, logo ao acordar, em casa mesmo ou no trabalho, sinta o seu corpo, quando houver desconforto faça um alongamento, tenho certeza que você se sentirá muito melhor.


Atenção: sempre enfatizo aqui, procure um profissional competente para te ajudar, seja no âmbito nutricional se está fazendo um dieta, no âmbito esportivo se está treinando em casa e também no âmbito fisioterápico, se sentir alguma dor ou sensação de formigamento, consulte um fisioterapeuta, para que ele indique um tratamento mais adequado.


O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, vocês podem ir até ele é pedir orientação iniciando um tratamento focado nas suas necessidades. Ele fará uma avaliação, irá olhar os seus exames e com certeza ajudará a melhorar a sua qualidade de vida.


Como realizar?

Durante o alongamento é normal sentir o músculo esticando, lembrem-se que é de fundamental importância não exagerar, vá com calma e realize os movimentos sem pressa para não prejudicar a coluna. 

Sugiro manter cada posição de 15 a 30 segundos e vocês podem realizar o movimento 3 vezes. Vamos aos exercícios:


  1. Alongamento da coluna bilateral: deitem de barriga para cima e deixem as pernas semi flexionadas com os pés apoiados no solo. Em seguida, tragam ambas as pernas de encontro a região abdominal, abraçando-as.
  2. Alongamento da coluna unilateral: mesma posição anterior só que agora vocês trarão uma perna de cada vez de encontro ao abdômen. Faça uma perna e depois a outra.
  3. Alongamento com as pernas cruzadas: ainda na mesma posição, cruze uma perna sobre a outra e traga de encontro ao abdômen. Segure pelo tempo determinado, de 15 a 30 segundos e depois retorne, repetindo o movimento com a perna que estava embaixo, descruze, a perna de baixo vai para cima e realizem novamente o exercício. 
  4. Alongamento da coluna e membros inferiores com os joelhos em extensão: nesse exercício vocês deitarão de barriga para cima e agora com os joelhos em extensão, trarão ambas as pernas de encontro ao tronco, se conseguirem segurem os pés, se não der, atrás dos joelhos ou ainda na região posterior da coxa. 
  5. Alongamento com extensão da coluna: agora vocês irão se posicionar se barriga para baixo, estiquem os braços e eleve o tronco o máximo que conseguir para trás, extendendo a coluna, as pernas devem estar estendidas também.


Fico por aqui galera, caso tenham alguma dúvida vejam o vídeo explicativo que estará no ar lá no Instagram ok, série Dica da Fisio.

Compartilhe se você gostou, e bora ganhar saúde! 

Até o próximo post 😊



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha