Fisioterapia Desportiva

Olá pessoal, o post da semana é sobre Fisioterapia Desportiva, vocês sabem o que é? Como funciona a atuação do fisioterapeuta no esporte?

Resolvi falar sobre esse assunto, pois como sabem estou agora cursando Bacharelado em Ed. Física, e como também sou fisioterapeuta, irei associar os conhecimentos de ambas as graduações, interelacionando-as.

Vamos lá, o fisioterapeuta que atua no esporte pode trabalhar focado em ações específicas para atletas, profissionais ou não, bem como em pessoas que praticam frequentemente atividade física, atuando no tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos.

Objetivo principal

Nós fisioterapeutas, como objetivo principal atuando no desporto devemos garantir que o atleta tenha um rendimento satisfatório, cuidando para que ele dê o seu máximo e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais saudável possível — em alguns casos, ainda possa aprimorar o seu desempenho. Atuamos também na prevenção de lesões e, no tratamento das mesmas, caso elas ocorram.

Isso serve também para pessoas que não são atletas, mas que treinam regularmente, ou para aquelas pessoas sedentárias, que nunca fizeram atividade física e que resolveram iniciar o treino, o fisioterapeuta pode ajudar muito na prevenção de lesões e, orientando a melhor postura no treino.

Como isso pode ser feito Jo?

Conhecendo profundamente o corpo do paciente, ao iniciarmos um atendimento, uma anamnese criteriosa é realizada, para assim, tomarmos os cuidados específicos para cada caso.

No esporte profissional, por exemplo, independente da modalidade, essa é uma função altamente requisitada, o fisioterapeuta atua prevenindo e tratando lesões, o que pode ser decisivo para se ganhar uma competição.

Otimizar o desempenho e prevenção de lesões

Após a avaliação, o fisioterapeuta inicia o acompanhamento da pessoa, estabelece uma linha de tratamento para otimizar o desempenho e auxiliar assim a evolução de cada esportista, profissional ou não.

Exercícios e análise fisioterápica

Sendo assim, caso você contrate o meu serviço, irei mediante uma avaliação personalizada estudar o seu caso, daí será possível descobrir quais exercícios são os mais indicados para você, evitando lesões e potencializando o seu rendimento.

Prevenção

Prevenir é melhor que remediar, o ditado pode ser antigo mas...é muito verdadeiro. Um treino mal executado pode trazer vários prejuízos, causar dores, desconfortos e até lesões, articulares, musculares ou na coluna. Portanto, previna-se. A Fisioterapia Esportiva é de extrema importância, você sendo atleta ou não, o fisioterapeuta irá ajudar, primeiramente evitando futuros problemas, e, caso você já tenha alguma alteração instalada, o fisio irá atuar no tratamento de lesões, trabalhando no processo de recuperação do corpo.

Formas de atuação

Vou finalizar o post com as formas de atuação, o fisioterapeuta pode trabalhar de diversas maneiras, tais como:

1) Terapia Manual: um dos pilares da fisioterapia, ele atua para fortalecer uma região, corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos, estudando a relação entre a lesão e um músculo por meio de técnicas manuais específicas.

Realiza ainda:

- Consultoria Fisioterápica Online e Presencial;

- Prevenção e tratamento de lesões como luxações, entorses, tendinites e outras lesões;

- Correção postural no treino;

- Terapia articular;

- Fortalecimento muscular;

-Alongamento;

- Massoterapia;

- Liberação Miofascial.

2) Terapia Funcional:  ligado a terapia manual, o tratamento funcional visa dar mais consciência corporal ao paciente, com certeza é uma ótima opção pois ensina e permiti que ele consiga lidar melhor com a relação entre a mente e o corpo. Abrange:

- Exercícios de baixo impacto e menor intensidade;

- Também focado em corrigir problemas de postura, engloba exercícios posturais e alongamentos;

- Apresenta também técnicas para auxiliar no tratamento de lesões e/ou traumatismos.

3) Eletroterapia: aparelhos fisioterápicos específicos que irão complementar os atendimentos 1 e 2 descritos anteriormente, usando correntes elétricas em diversas áreas do corpo, faz-se analgesia, além de fortalecimento ou relaxamento dos músculos.

Estou a disposição caso você precise de um atendimento fisioterápico esportivo, lembrando que a atuação de um fisioterapeuta pode ser fundamental para melhorar a sua qualidade de vida e, nesse caso, otimizar o seu treino.

Uma equipe multidisciplinar sempre é bem-vinda, se você tem dores, procure um médico, faça um checkup, um educador físico poderá acrescentar muito ao seu treino, e, junto com o fisioterapeuta, trazer a você ótimos resultados.

Até o próximo post.  

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Termoterapia Luz Infravermelha