Fisioterapia e Obesidade
Boa tarde pessoal, o post da semana no meu blog é sobre fisioterapia e obesidade, vocês sabiam que o fisioterapeuta pode ajudar também pessoas que estão acima do peso?
Resolvi falar sobre esse assunto já que recentemente nas minhas redes sociais, eu falei sobre a relação da Obesidade com a COVID-19, tem post no blog e prévia no Instagram @fisiojomiranda além de vídeos no IGTV e no YouTube, acessem lá.
Pessoal, mais da metade da população no Brasil 🇧🇷 está acima do peso, sendo que, desse percentual 20% são adultos e estão na linha da obesidade.
Comorbidades
Vale lembrar que a obesidade geralmente associa-se à outras doenças como:
-hipertensão arterial,
-cardiopatias diversas,
-diabetes melittus,
-AVC (acidente vascular cerebral),
-doença pulmonar obstrutiva,
-apneia do sono, entre outras.
Você pode estar se perguntando, mas Jô, como o Fisio pode ajudar?
Vamos lá, muitas vezes pessoas obesas sentem também:
-dores nas costas e nas pernas devido ao excesso de peso,
-tem má postura,
-podem sentir muito cansaço e falta de ar;
-apresentar déficits articulares e fadiga muscular...e, todos esses problemas podem ser atenuados e tratados com a ajuda dos fisioterapeutas.
Fisioterapia no tratamento da dor e correção postural mediante a sobrecarga do excesso de peso
Como eu falei, problemas posturais podem ser desconfortáveis para todos, no caso dos obesos, por consequência do excesso de peso, podem surgir dores na coluna, nas pernas e em outras regiões do corpo.
Uma série de exercícios fisioterápicos podem agir melhorando os padrões posturais, e por consequência, diminuir dores e alterações musculoesqueléticas.
Tenho especialização em Reeducação Postural Global (R.P.G) e essa técnica é uma ótima ferramenta de trabalho que pode ser usada nesses pacientes.
Além disso, terapia articular, alongamento e exercícios de fortalecimento muscular também podem ser usados nos pacientes acima do peso.
Papel do fisioterapeuta nos Sistemas Cardiovascular, Circulatório e Pulmonar dos pacientes obesos
Fazer exercícios é ótimo, por meio das atividades fisioterápicas é possível melhorar o sistema circulatório, ajudando a prevenir doenças cardíacas ou até mesmo problemas como trombose.
No caso do sistema cardiovascular, os exercícios atuam no nível respiratório e motor, com isso aumentam a resistência à fadiga e reduzem o risco de doenças degenerativas.
Exercícios respiratórios específicos para a necessidade do paciente ajudam muito no fortalecimento da musculatura respiratória e dos pulmões, melhorando a falta de ar e o cansaço a pequenos esforços.
Avaliação e Prescrição dos exercícios
Cada paciente é único, uma avaliação deve ser feita pelo fisioterapeuta que irá traçar os exercícios recomendados, visando os benefícios para a pessoa com obesidade como um todo.
De uma forma geral, são indicados exercícios terapêuticos para aumentar a resistência das estruturas dos ossos, ligamentos e articulações, aumentar a flexibilidade, locomoção, entre outros.
Sendo assim, o programa fisioterapêutico pode ser composto ainda de atividade aeróbia, que pode incluir a caminhada na esteira ou bicicleta ergométrica.
Eu fico por aqui, vocês viram quantas coisas o fisioterapeuta pode fazer para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa obesa? Se vc está acima do peso, pense nisso, o fisioterapeuta pode ajudar muito, alem de diminuir as dores posturais, pode elevar a capacidade pulmonar, aumentar a condição cardiovascular e, com isso, melhorar o bem-estar do paciente de maneira geral.
Procurem sempre um profissional capacitado e bora se cuidar. Compartilhe esse post e até o próximo 🤩
Comentários
Postar um comentário