3 exercícios para o nervo ciático

Olá pessoal, a Dica da Fisio dessa semana é sobre 3 exercícios para o nervo ciático.

Toda semana passarei dicas voltadas a fisioterapia com o intuito de melhorar a qualidade de vida de vocês.


O nervo ciático

Vocês sabiam que o ciático é o maior nervo do corpo humano?

Ele tem origem na parte inferior da coluna, passa pelos glúteos e desce pela região posterior da coxa, passando pelas pernas suas ramificações vão até os dedos dos nossos pés. 


Ciatalgia

Sentir dor no nervo ciático é muito comum, elas recebem o nome de ciatalgia e geralmente estão associadas a lesões ou problemas na coluna.


O que fazer se eu tenho ciatalgia?

Se você está com muitas dores, que se localizam na região lombar e tem irradiação para os glúteos e pernas, pode ser que haja alguma alteração no nervo ciático. 

Sempre enfatizo por aqui: procure um profissional competente para te auxiliar, nesse caso um ortopedista e um fisioterapeuta ok? 


Exercícios em casa 

Passarei algumas dicas para prevenir essas dores e também para ajudar caso já estejam instaladas. Algumas práticas em casa mesmo podem ajudar, já que os exercícios para o nervo ciático, tais como os alongamentos, permitem aliviar a dor e a inflamação, ajudando a melhorar os movimentos da perna.


É de fundamental importância a orientação de um fisioterapeuta, mas paralelamente ao nosso trabalho clínico, alguns alongamentos podem ser feitos em casa. 


Lembrando que nada substitui uma avaliação para avaliar o quadro clínico, a sintomatologia e a dor, bem como o tipo de limitação de cada paciente.


Seguem 3 alongamentos pessoal:

  1. Alongamento das pernas: O alongamento do bíceps femoral ajuda muito, esse músculo está localizado na parte de trás da coxa, esse exercício também alongará o glúteo e a lombar. Deitem de barriga para cima, deixando os joelhos flexionados mantendo os pés apoiados no chão. Com a ajuda das mãos, tragam uma perna de encontro ao peito, segure essa posição por cerca de 30 segundos. E repita na outra perna. 
  2. Alongamento do piriforme e glúteos deitado: idem a posição anterior mas agora vocês irão cruzar uma perna sobre a outra, abraçando-se. Essa posição ajuda a diminuir a compressão no nervo ciático na região glútea e no músculo piriforme, aliviando a dor. Segure por 20 a 30 segundos, descruze as pernas, a de baixo ficará em cima e repita o exercício.
  3. Alongamento do piriforme e glúteos sentado: essa região normalmente está diretamente envolvida com dores no nervo ciático. Outra forma de alongar essa musculatura além do exercício 2, é sentar de forma confortável, cruze uma perna sobre a outra e apoie o pé da perna  cruzada no joelho da outra. Então, incline o tronco para frente, levando o abdômen de encontro as pernas, mantenha por cerca de 30 segundos e volte, repita, descruzando as pernas, a de baixo agora fica em cima. 


Fico por aqui pessoal, farei um vídeo no IGTV mostrando os exercícios ok, compartilhe e até o próximo post ☑️



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha