Tabata: treino curto e intensidade máxima

Bom dia galera, com a correria do dia a dia temos que otimizar nosso tempo, e isso se aplica também aos treinos não é verdade? Por isso se você quer treinar e não tem muito tempo, fique ligado nessa dica. 
O post dessa semana é sobre um método que trabalha com exercícios intensos, que são intercalados com repouso em um tempo total de 4 minutos. Assim é o Método Tabata. 
Vocês podem estar se perguntando, é a mesma coisa que o HIIT? Na verdade não, é parecido, como se fosse um tipo de HIIT mas tem as suas particularidades. Quem quiser saber um pouco mais sobre o HIIT acesse o blog, já tem um post no ar explicando direitinho como funciona essa outra técnica de exercício de alta intensidade. 
Ah Jo diga algumas diferenças! Vamos lá, no HIIT o intervalo de descanso entre um exercício e outro é maior, no HIIT descansamos cerca de 40 segundos, e ao total ele é um treino “mais longo” pode chegar a 20 minutos por exemplo. Já o protocolo Tabata é um treino curto, rapidíssimo e o intervalo de descanso é de apenas 20 segundos, dentre outras “cositas” mais...
Mas voltando ao assunto de hoje, criado por Izumi Tabata em 1996, esse tipo de treino aeróbico intervalado de altíssima intensidade serve, principalmente, para melhorar o nosso condicionamento cardiorrespiratório. 
Além disso, o método visa também acelerar o metabolismo, promovendo maior gasto calórico durante e após o treino.
E como fazer?
Basicamente o protocolo Tabata é realizado de forma precisa: 20 segundos de execução em alta intensidade e 10 segundos em relaxamento, por 8 vezes, totalizando 4 minutos apenas de treino.
Quais são os exercícios? 
Pessoal existem inúmeros exercícios que podem ser usados, como polichinelos, agachamentos com saltos, corrida estacionária, flexões, burpees, escalador, enfim, são vários...
E os benefícios? 
Diversos, tais como:
-melhora o desempenho cardiovascular,
-acelera o metabolismo,
-favorece as condições cardiorrespiratórias e a força muscular,
-otimiza o gasto calórico: no treino iremos consumir mais oxigênio, queimando muitas calorias, 
-previne a obesidade e auxilia no controle de peso,
-redução do estresse já que um bom cronograma de exercícios relaxa sua cabeça e auxilia no combate ao nervosismo.  
-ganho de força e flexibilidade muscular,
-estimula a memória, melhora a concentração e o desempenho cerebral: estudos indicam que a prática esportiva gera vários benefícios cerebrais...
Ah mas atenção, o protocolo não recomenda mais que 4 minutos de treino por sessão, além disso, antes de fazer o treino bora aquecer galera, cerca de 10 minutos de esteira ou bike para preparar o seu corpo antes da prática do Tabata ok!
Deixo sempre o alerta, antes de fazer esse método ou qualquer outro exercício físico, procure um médico e faça um checkup 👍🏻 e, estando tudo certo, procure também orientação de um profissional de educação física, que de acordo com a sua idade, peso e características passará o melhor treino para você.
Fico por aqui, farei um vídeo no meu canal do IGTV/Instagram na série Blog da Fisio sobre o tema de hoje, em breve estará no ar, me sigam nas redes sociais ok, @joleneincheglu e @fisiojomiranda no Instagram, um beijo grande e até mais 😊

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha