Exercícios Respiratórios

Olá pessoal, o post de hoje é sobre exercícios respiratórios, embora respirar é um ato automático, muitas pessoas não respiram corretamente, podem acreditar...e tem mais, estudos indicam nossa capacidade pulmonar, que é a quantidade total de ar que nossos pulmões podem conter, com o tempo, essa função pulmonar diminui lentamente, isso ocorre à medida que envelhecemos, após os 20 anos.

Quem me acompanha há um certo tempo já sabe, eu sou fisioterapeuta, e achei extremamente importante falar sobre esse assunto, principalmente nesse período tão delicado de pandemia mundial que estamos vivendo.

Esses dias fiz uma enquete no meu instagram e mais de 80% das pessoas não sabiam a importância desse tipo de exercício.

Bora lá, os exercícios respiratórios:

  • Fortalecem a musculatura respiratória;
  • Auxiliam no fortalecimento dos pulmões;
  • Melhoram a expansibilidade torácica e consequentemente a entrada de ar nos pulmões;
  • Facilitam a ventilação pulmonar;
  • Otimizam a ação do diafragma, músculo primordial para a respiração;
  • Favorecem a capacidade pulmonar;
  • Ajudam a melhorar a ansiedade e o estresse, existem exercícios respiratórios especificamente feitos para minimizar os efeitos da ansiedade e da depressão.

Vocês viram quantos benefícios? Mas vale lembrar que esses exercícios não impedem a contaminação pelo coronavírus, todavia, são extremamente benéficos para a nossa saúde.

A fisioterapia respiratória é uma especialidade que tem uma importante função: atuar na reabilitação do sistema respiratório, desde o ambulatório até a UTI, cuidando da ventilação mecânica do paciente entubado, dentre várias outras funções. 

O atendimento se estende até o domicílio do paciente, vocês sabiam?

Eu mesma já atuei com fisioterapia respiratória home care, meus pacientes infelizmente sofriam com uma DPOC - Doença Pulmonar Obstrutivo Crônica, o Enfisema, e eu realizava a reabilitação respiratória através de técnicas de alongamento e de terapia manual, focando os músculos acessórios da respiração, a Pompagem trazia bons resultados, uma excelente terapia para liberação miofascial. Esses pacientes relatavam após a sessão mais conforto ao respirar, e também eu observava melhoria da expansibilidade torácica.

Vou deixar aqui alguns exercícios para vocês:

  1. Respiração diafragmática ou abdominal: o abdômen deve ser expandido na respiração e não a parte superior do tórax. Esse exercício ajuda na amplitude torácica e favorece uma maior entrada de ar nos pulmões. Como fazer: relaxe os ombros, deite ou sente-se confortavelmente, coloque uma mão sobre o abdômen e outra sobre o peito, inspire profundamente e concentre-se no abdômen, veja a "barriga encher", em seguida, segure o ar por 2 segundos, e expire pela boca, lábios franzidos, soltando lentamente todo o ar.
  2. Respiração com os lábios franzidos: este exercício de respiração é geralmente mais fácil para iniciantes do que a respiração diafragmática, e você pode fazê-lo em casa. Pode ser praticado a qualquer momento. Como fazer: relaxe os ombros, deite ou sente-se confortavelmente, realize a inspiração pelas narinas, e solte o ar, o mais lentamente possível, pela boca, com os lábios quase unidos, franzidos. Isso deve levar pelo menos o dobro do tempo para respirar.
  3. Respiração fracionada 2 por 2: inspire pelo nariz (puxe o ar) puxe o ar duas vezes pelo nariz sequencialmente e solte-o duas vezes pela boca da mesma forma. Posicione-se confortavelmente.
  4. Respiração fracionada 3 por 3: idem o exercício anterior, mas agora, inspire pelo nariz (puxe o ar) e puxe o ar três vezes pelo nariz sequencialmente e solte-o três vezes pela boca da mesma forma. 
  5. Respiração com apneia: Para manter o ar por mais tempo nos pulmões, incentivando o aumento da ventilação, puxe o ar pela boca uma vez e o segure de cinco a dez segundos. Libere o ar de uma vez pela boca, na sequência, de forma rápida.
Sugestão: realize 2 séries com 10 repetições de cada exercício, você pode fazer de manhã ou a noite, todos os dias. Não há contra-indicações.
Esses exercícios podem ser praticadas em casa ou no trabalho, e com certeza darão mais resistência ao seu pulmão...valeu galera, espero que vocês façam os exercícios ok, até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha