Musculação e Fisioterapia

Boa tarde pessoal, o tema de hoje é Musculação e Fisioterapia. Galera sou Fisioterapeuta e estou estudando Ed. Física, e achei interessante associar esses dois temas. 

Vocês bem sabem que a fisioterapia está em diversas áreas, inclusive na área esportiva. 

Imaginem a situação: se vocês já treinam e adoram a prática esportiva, fazem exercícios físicos com periodicidade e frequência...maaaaas, sofreram uma lesão e, por recomendação médica, terão que suspender a malhação, o que vocês fariam?

Sei que custará muito, pois nosso corpo nesse caso, está acostumado com a atividade física...daí entra a Fisioterapia Desportiva, vocês poderão fazer uso desse recurso, além do profissional de educação física, o fisioterapeuta poderá ajudar na retomada dos treinos, inclusive na musculação.

Ah Jô mas lesões ocorrem em atletas apenas, não é mesmo? 

Não necessariamente pessoal, ninguém está livre de sofrer uma lesão, e esse método fisioterápico é dirigido a praticantes de esporte que estão lesionados, atletas ou não, que não querem perder o ritmo adquirido. 

E qual é o objetivo da fisioterapia na musculação?

O objetivo é justamente tratar os danos – como desvios na coluna, lesões nos ombros, hérnias de disco, problemas nos joelhos e tornozelos....o foco é tratar e ao mesmo tempo fortalecer a musculatura. 

Dessa forma, a pessoa não precisa interromper a modalidade esportiva que está habituada a praticar e não perde condicionamento físico nem massa muscular.

E como funciona?

O fisioterapeuta alinhado ao personal ou educador físico que cuida dos treinos do paciente, irão trabalhar em conjunto, montando um programa que permite que a lesão seja solucionada e o condicionamento físico mantido.

Cabe ao fisioterapeuta elaborar um tratamento que inclui exercícios de força feitos com bolas, pesos e outros materiais. 

Além disso, pôde-se fazer uso dos equipamentos de musculação, trabalhando com atividades de fortalecimento das estruturas corporais para que a lesão não volte a acontecer. 

Nada impede que o Fisio use técnicas de alívio da dor, como a eletroterapia, a massoterapia, alongamentos e manobras de terapia articular...

Vale lembrar que o atendimento pode ser adaptado a qualquer pessoa que sofra uma lesão, inclusive crianças e idosos. O fisioterapeuta irá traçar um atendimento Individualizado, que adequa-se a cada paciente. É possível atender até sedentários que apresentam algum problema ou lesão e que queiram fazer atividade física. 

Obviamente não devemos esquecer das orientações médicas, se o repouso for necessário, o fisioterapeuta irá aguardar o tempo necessário para iniciar o tratamento, cada caso é um caso.

Bom fico por aqui, espero que vocês tenham gostado do post de hoje, resolvi falar sobre isso porque fiz uma enquete no meu Instagram @joleneincheglu e muitas pessoas não sabiam que o fisioterapeuta pode atuar na área esportiva. 

Procurem um profissional habilitado e se cuidem ok! Até o próximo post ☺️ 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha