4 exercícios para mobilidade articular

Bom dia pessoal, hoje falarei sobre um treino muito importante e que as pessoas as vezes deixam de lado: exercícios para mobilidade articular.

Nosso corpo está todo interligado, ossos, músculos e articulações, e essas últimas possuem também a necessidades de treinamento particulares.


Já falei aqui no blog e no insta sobre a importância do fortalecimento das nossas articulações, elas se alternam entre funções importantes como a mobilidade e a estabilidade corporal. Muitas vezes as lesões se relacionam intimamente com a função inadequada da articulação, que por algum motivo apresenta disfunções. 


Agregando meus conhecimentos de fisioterapia e agora de educação física, passarei 4 exercícios para vocês manterem uma boa mobilidade articular, trabalhando com as articulações de ombros, tornozelos, joelhos e quadril.


  1. Círculos com os braços: em pé, com os braços extensão, façam círculos com ombros e braços, rodando e jogando-os para trás, sugestão: 3 séries de 12 repetições.
  2. Inclinação lateral de tronco: em pé, com as mãos apoiadas no quadril, incline lateralmente o tronco para a direita e para a esquerda, sugestão: repita 10 x de cada lado.
  3. Rotação do quadril: em pé, mesma posição do exercício anterior, com as mãos apoiadas no quadril, façam círculos rodando os quadris para frente, lateral e para trás, sugestão: 3 séries de 10 repetições.
  4. Flexão + extensão de joelhos e quadril em pé: Em posição de cócoras, com as pernas um pouco mais afastadas do que a largura dos quadris, segurando a ponta dos pés, vocês devem fazer a extensão dos joelhos, levando o quadril para o alto, sem tirar as mãos dos pés. Deixe a cabeça “pendurada” para não sobrecarregar a cervical, sugestão: façam 3 séries de 12 repetições. 


Eu fico por aqui, esses são exercícios que ajudam e influenciam beneficamente nossa saúde, em particular a amplitude de movimento articular dos ombros, quadril e joelhos. Articulações com uma boa amplitude favorecem vários exercícios como a musculação, andar de bike ou corrida.


Mas atenção: quem tiver doenças articulares, como artrose, ou sentir dores no corpo deve fazer os exercícios com orientação de um profissional.


Sempre é válido lembrar: procurem um profissional competente para te ajudar ok, nesse caso um fisioterapeuta para ajudar na reabilitação articular.


Até o próximo post e bora cuidar das articulações ❤️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha