Benefícios do Agachamento
Ola pessoal, hoje o papo será sobre agachamento. Esse é um ótimo exercício, vocês podem fazer em casa ou na academia. Agora eu pergunto: sabiam que o agachamento tem uma relação benéfica com nosso cérebro? Bora conhecer um pouco mais…
Agachamento e estímulo cerebral
Vocês sabem que tenho mestrado em fisiologia e o funcionamento do nosso corpo me encanta, vejam que bacana a relação do agachamento com o nosso cérebro.
De acordo com Damian Bailey, professor de fisiologia e bioquímica da Universidade de South Wales, no País de Gales (Reino Unido)
o agachamento é um dos melhores exercícios para melhorar a função cerebral.
Em um experimento, Bailey conectou um equipamento de medição de fluxo sanguíneo aos cérebros dos participantes enquanto faziam agachamentos, e foi visto que ao agachar, movemos a cabeça para cima e para baixo contra a gravidade. Nossos vasos sanguíneos tentam atenuar as mudanças na pressão sanguínea e agem como “amortecedores” para o cérebro.
Vascularização no hipocampo
Nesse momento, em que se sobe e desce durante o agachamento, o fluxo sanguíneo aumenta e diminui drasticamente. Em seus estudos, Bailey descobriu que esse tipo único de fluxo sanguíneo no cérebro era responsável por vários benefícios, dentre eles: o agachamento aumenta o fluxo sanguíneo para diferentes partes do cérebro, incluindo o hipocampo. Quando envelhecemos, o fluxo sanguíneo para o hipocampo diminui, e isso está ligado ao declínio cognitivo.
Benefícios do agachamento para nossos músculos
Agachamentos são exercícios funcionais que trabalham vários músculos ao mesmo tempo, deixando-os mais firmes e definidos, vale ressaltar a importância da periodicidade, que é um dos fundamentos dos exercícios físicos, portanto é fundamental que este exercício seja feito de forma correta e pelo menos 3 vezes por semana.
Mas Jô, quais músculos são trabalhados?
- Quadriceps femural (anterior de deixa);
- Isquiotibiais (posterior de coxa);
- Glúteo;
- Músculos do quadril e da panturrilha…
E quantas vezes eu devo fazer?
Não existe um número fixo de agachamentos que se deve fazer, o ideal é um personal estabelecer o seu treino, que varia bastante entre cada pessoa e sua constituição física, assim como preparo físico.
Como realizar o exercício?
Passarei 3 tipos diferentes de agachamento no post de hoje, vem comigo:
- Agachamento tradicional: Agache, descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente. Não deixe que os joelhos ultrapassem a linha da ponta dos pés.
- Agachamento afundo: uma perna na frente a outra atrás, deve-se flexionar o joelho até que a coxa da perna que avançou fique paralela ao chão. O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão e o de trás deve manter o calcanhar levantado, não tocando no chão, lembrando que se deve trocar a ordem das pernas, passando a da frente para trás e a de trás para a frente.
- Agachamento sumô: O agachamento sumo é parecido ao agachamento simples, apenas exige que se afaste os pés, virando-os ligeiramente para fora, devendo seguir os mesmos passos que o agachamento simples. Esse exercício também trabalha com os músculos adutores.
Eu fico por aqui, deixo a dica desses ótimos exercícios, lembrando que nada substitui o acompanhamento de um profissional competente ok! Procure um personal, você só tem a ganhar.
Até o próximo post pessoal! Compartilhem se vocês gostaram! Tchau tchau 👋
Comentários
Postar um comentário