3 exercícios para fortalecer a coluna lombar
Começando o mês de maio falando sobre fortalecimento da coluna lombar. Vocês sabiam que a lombalgia é a 2a maior causa de consultas médicas no Brasil? Nossa coluna é o eixo de sustentação de nosso corpo, e para se ter uma boa saúde da coluna vertebral, temos que fortalecer a musculatura que a envolve.
Essa região tão importante do nosso corpo tem a função de aguentar todo o esforço que o dia a dia exige. Nesse post, irei passar 3 exercícios que vocês podem fazer em casa para fortalecer a coluna lombar, vamos lá?
- Superman: esse é um ótimo exercício para fortalecer a musculatura paravertebral e lombar. Execução: deite-se no chão ou em uma superfície firme com braços e pernas juntas esticadas. Faça a contração dos glúteos e das costas, tirando os braços e as pernas do chão sem dobrá-los, como se estivesse “voando” como o Superman. Estique-se o máximo como se alguém te puxasse pelas mãos e pelos pés, e retorne aa posição inicial.
- Prancha com os braços estendidos: Exercício excelente para ativar a musculatura do core, quadril, glúteos, pernas e coluna lombar, agrupamentos responsáveis pela postura e equilíbrio. Baseado em uma contração isométrica, todos esses grupos musculares são ativados simultaneamente. Execução: deite de barriga para baixo, fique na posição de gato, os braços em extensão e as pernas devem estar esticadas, desça o tronco com o corpo em linha reta e o abdômen contraído. Mantenha a posição, o tempo varia de acordo com o seu condicionamento, comece com 20 segundos se for sedentário e com o passar dos dias vá aumentado até 1 min, e assim por diante. Cuidado para que o quadril não desça, contraia o abdômen e os glúteos ok!
- Nadador: Ótimo para o fortalecimento de toda a musculatura da coluna, inclusive a lombar. Execução: finja que está nadando, simples assim, no solo, deitem-se de barriga para baixo, eleve um braço e a perna oposta de maneira sincronizada, e vá batendo as pernas e os braços, em extensão, a movimentação deve ser constante de braços e pernas enquanto realiza, por exemplo, 10 ciclos de respiração.
Eu fico por aqui pessoal, a fisioterapia e a educação física podem andar de mais dadas, pois esses exercícios são usados em ambas as profissões. Vocês sabem que além de fisioterapeuta, estou no último ano do bacharelado em educação física, e acho muito legal alinhar as duas práticas e trazer esse conteúdo aqui para vocês.
Lembrando sempre que nada substitui um profissional competente para te ajudar ok?
Agenda de atendimento fisioterápico aberta para Jaboticabal.
Compartilhem se vocês gostaram e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário