Prancha e Core, o que são?

Pessoal boa noite, o post dessa semana é sobre o exercício de prancha, quem aí conhece? E o core, vocês sabem o que é?bora lá, quem treina já há um certo tempo deve ter o ouvido falar, se você não sabe se liga aí, a prancha  consiste em um ótimo exercício, muito usado pelos esportistas que querem definir o abdômen devido à sua grande eficiência.
Mas Jô, como funciona a prancha?
Como o próprio nome diz, temos que fazer uma prancha usando o peso do nosso corpo. Isso é muito legal, esse exercício pode ser feito em qualquer lugar, em casa, no trabalho, na academia, quando você for ao parque ou na praia, mas exige bastante concentração. 
E como fazer?
Olhem a foto do post, você deve se posicionar em uma superfície plana, deitar de barriga para baixo, apoie então os cotovelos no chão e deixe na altura dos ombros, alinhados ok? Pernas estendidas, e o apoio fica na ponta dos pés, as pernas devem estar afastadas, alinhando-as ao quadril. É fácil? Não é, mas aí é que fica o pulo do gato 🐈esse é um exercício muito completo, seus principais objetivos é trabalhar um grupo de músculos chamado CORE. 
Core?
Isso mesmo galera, o Core é um grande grupo muscular que envolve nosso tronco e pelve, abrange o abdômen, nele trabalhamos o reto abdominal, oblíquo e transversos, a musculatura paravertebral e alguns músculos do quadril. 
A prancha trabalha também com a musculatura dos ombros, coxa e glúteos, tudo ao mesmo tempo! É fantástico!
É muito bacana fazer esse exercício, pois ele vai garantir a saúde da sua coluna e esta poderá cumprir suas funções tais como sustentação, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
Bom, é legal lembrar que por ser um exercício isométrico, ou seja, estático, você fica parado contraindo os grupos musculares, o que requer bastante força e consciência corporal como eu falei. 
Seguem algumas dicas: 
👉🏻 tentem manter a contração do abdômen e glúteos, mantenha a coluna estável, 
👉🏻 imaginem um fiozinho que fica te puxando para cima, a coluna tem que estar ereta, se não sobrecarrega a lombar ok! 
👉🏻 comecem devagar, ficando alguns segundos, e gradativamente vá aumentando o tempo na prancha, inicie por exemplo com 20 segundos, 3 x por semana, depois aumente para 30 segundos e assim vai...
👉🏻 ah e lembrem-se de respirar durante o exercício, inspire pelo nariz e expire pela boca. 
Fico por aqui galera, lembrando sempre que cuidados devem ser tomados,  pessoas que tenham alguma restrição específica, como gestantes e idosos, ou portadores de doenças na coluna devem ter cuidado com as pranchas. Eu sempre digo aqui, procure um profissional capacitado, um fisioterapeuta ou educador físico! Que tal um checkup, daí entra o médico, se você tem algumas dessas restrições ou se nunca fez atividade física se cuide ok! Se você gostou, compartilhe!
Prevenção nunca é demais, até o próximo post! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha