Exercício aeróbico e musculação

Bom dia pessoal, o post dessa semana é sobre exercício aeróbico e ganho de massa magra. Existem muitos mitos sobre o assunto, será que podemos correr ou fazer treino de bike e ainda conseguir ganhar massa magra e ter hipertrofia muscular?
Bora descobrir? 
Antes de tudo, saibam que é indispensável buscar conhecimento de fontes seguras e orientação profissional antes de tomar qualquer decisão sobre o seu treino. 
Quando a intenção é um treino de hipertrofia, a galera corre completamente dos exercícios aeróbicos, já que um dos mitos que existem nesse meio é que o exercício aeróbico pode prejudicar o ganho de massa muscular. 
Mas em que consiste esse ganho de massa?
De maneira bem simplificada, ao fazermos um treino legal de musculação, há o rompimento de algumas fibras musculares, seu corpo então reage criando um processo de “cicatrização”. E é dessa forma que os músculos aumentam de tamanho, acontece a hipertrofia e eles ficam mais definidos e fortes.
Mas Jô, o treino aeróbico atrapalha a hipertrofia? 
Eu pesquisei para fazer esse post, há muita controvérsia na literatura, mas o consenso de muitos pesquisadores é que depende! No geral não, esse treino não atrapalha o ganha de massa. Apesar do exercício aeróbico ser eficiente para quem tem o objetivo de perder peso, se engana quem pensa que a massa muscular será perdida com os treinos aeróbicos. Acredite, ele é um importante aliado no treino anaeróbico. Ou seja, um complementa o outro.
Mas atenção, o segredo está no equilíbrio. Se você fizer muito aeróbico e pouco treino de força, perderá sim massa magra. É importante evitar o excesso e alinhar a quantidade de treinos aeróbicos de forma que não prejudique a hipertrofia. 
Assim como é indispensável também adequar a alimentação para esse objetivo.
Que tal combinar os dois treinos? Veja algumas dicas:
  • associando o exercício aeróbico com a musculação você aumentará o seu condicionamento físico, 
  • ganhará mais resistência muscular,
  • fortalecerá o tecido muscular, otimizando os seus resultados. 
E saibam que não há uma receita pronta, a avaliação individual e a estruturação de um treino personalizado são importantes para garantir os resultados desejados.
Anotem aí:
• Sempre peça para que um profissional monte o seu treino adequando peso, intensidade e ritmo dos exercícios;
• Faça um aquecimento rápido antes de iniciar a musculação;
• Não deixe de respeitar o tempo de intervalo entre as séries;
• A alimentação é um fator determinante para a hipertrofia. É de extrema importância manter uma dieta rica em proteínas e carboidratos, para ajudar na hipertrofia,
• Suplementos podem ser eficazes, porém, é indispensável consumi-los com a orientação de um nutricionista.
Mas é isso aí gente, espero que vocês tenham gostado do post, e lembre-se, procure um profissional capacitado antes de iniciar qualquer atividade física, faça um checkup médico e procure um educador físico! Até o próximo post 🤗


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha