Exercício físico em excesso é perigoso?
Pessoal boa noite, o post dessa semana é sobre o excesso de exercícios físicos. Já falei algumas vezes tanto no insta quanto no meu blog sobre a importância da prática de exercícios.
Sabemos que a atividade física ajuda a prevenir doenças, melhora o condicionamento cardiovascular, favorece o controle dos níveis de colesterol e diabetes, dá disposição ao longo do dia, é um poderoso antioxidante, estimula a vascularização, novos neurônios surgem...dentre muitos outros benefícios mais.
Porém, quando os exercícios são feitos sem acompanhamento profissional e em excesso podem ter efeito contrário e causar outros problemas de saúde.
Ah Jô, mas como saberei se estou treinando em excesso?
Alguns sintomas clássicos devem ser observados, atenção:
👉🏻Dores no peito: caso sinta dores na região do coração, pare imediatamente o que está fazendo e procure um médico o mais rápido possível. Não é normal ok?
👉🏻 Tontura: pode acontecer por desidratação ou má alimentação antes do exercício físico. Se ela persistir, mais uma vez, procure um especialista.
👉🏻 Falta de ar intensa: quanto corremos ou estamos fazendo HIIT sentimos um cansaço grande, já que estamos trabalhando com a nossa frequência cardíaca máxima, todavia, esse cansaço e falta de ar devem se normalizar rapidamente, se você fica vários e vários minutos após o término exausto, sem fôlego e muito cansado, pode ter um problema cardíaco ou pulmonar, vale a pena investigar!
👉🏻 Dores nas articulações e tendões: a musculação causa muitas vezes após o treino dores nos músculos que foram trabalhados, é normal, mas dores em determinadas partes do corpo como na coluna, joelho, ombro ou calcâneo pode ser sinal de que algo está errado, não é normal sentirmos dores articulares imediatamente ou por dias e dias após o treino.
👉🏻 Dificuldades em ganhar massa magra: se você corre muito, ou pedala demais, faz aeróbico em demasia e pouco treino de força, terá dificuldades na hipertrofia muscular, o excesso de aeróbico prejudica e muito a musculação.
👉🏻 Insônia: fazer exercícios em excesso pode elevar o nível de cortisol no organismo, o hormônio do estresse, sendo assim você terá dificuldade de dormir.
Fica a dica galera, a OMS- Organização Mundial de Saúde, recomenda a seguinte prática de exercícios físicos:
- Jovens de 5 a 17 anos: 60 minutos de exercícios diários de intensidade leve a moderada, ou seja, 5 horas por semana (2a a 6a feira) aproximadamente;
- Adultos de 18 a 60 anos: 150 minutos por semana de exercícios físicos aeróbicos (como correr ou pedalar) de intensidade moderada ou, pelo menos, 75 minutos de alta intensidade, por semana; podendo alternar com musculação.
- Idosos acima de 60 anos: cerca de 150 minutos de prática esportiva leve por semana, e, moderada, se o geriatra e o cardiovascular liberarem. Os idosos devem fazer tanto exercício aeróbico quanto musculação, sempre com acompanhamento médico e de um profissional de educação física capacitado.
Fico por aqui, podemos e devemos treinar, mas sem excessos galera, um dia com a musculação, no outro treino aeróbico, ou ainda intercalar os grupos musculares e todos os dias podemos fazer aeróbico e treino de força, mas, o ideal mesmo é procurar um educador físico para montar o melhor treino para você, de acordo com o seu biotipo e necessidade. Lembre-se, equilíbrio é tudo, sem exageros ok?
Comentários
Postar um comentário