Bora treinar a respiração?
Vamos começar essa semana falando de exercícios respiratórios? Já tem post aqui no blog sobre o assunto e vídeo no meu canal do IGTV - insta @joleneincheglu e do Youtube: Fisiojomiranda. Mesmo já tendo abordado o tema, acho que nunca é demais passar dicas de fisioterapia e de como podemos melhorar nossa qualidade de vida.
Em tempos de pandemia, o fisioterapeuta ganhou grande destaque, e fico muito feliz em saber que meus colegas da fisio tem esse papel de extrema importância no tratamento e reabilitação dos pacientes portadores da Covid-19.
Nunca é demais nos cuidarmos, e uma forma legal de fazer isso é com exercícios respiratórios.
Vocês podem fazer em casa, todos os dias, tentem colocar em prática, são exercícios simples mas muito eficazes.
Ao melhorar a respiração, os exercícios respiratórios ajudam também a controlar os sintomas de ansiedade, muito comuns e presentes nessa época de isolamento social.
Uma respiração adequada favorece ainda a oxigenação dos órgãos e dos tecidos, além disso, os exercícios respiratórios com o passar do tempo ajudam a fortalecer a musculatura do aparelho respiratório, melhoram a expansibilidade torácica...enfim, são vários os benefícios, e todos de grande significado no enfrentamento de um problema grave como o coronavírus.
Vamos lá, seguem 3 exercícios respiratórios:
1) Respiração diafragmática: o famoso "barrigão", os bebês respiram muito assim: sente ou deite confortavelmente, de preferência feche os olhos, faça a inspiração (ou seja, puxar o ar), e nesse momento tente fazer o barrigão, estufando o abdômen para frente para que o ar desloque o diafragma para baixo, ampliando o volume de ar inspirado. Durante a expiração (quando você soltará o ar), deixe que o abdome aprofunde-se ao máximo fazendo com que o diafragma se desloque para cima e comprima os pulmões para o ar sair completamente.
Execução: Inspire o máximo de ar que conseguir, segure 2 segundos e expire completamente pelo nariz, esvaziando os pulmões. Você pode repetir de 3 a 5 vezes o movimento e ir aumentando gradativamente...
2) Inspiração fracionada e expiração oral única: mesma posição do exercício anterior, só que ao puxar o ar, inspire de forma fracionada, em pausas, puxe 1 vez o ar, segure, puxe pela 2a vez, segure e , por fim, puxe pela 3a vez, segure e, agora sim, solte todo o ar, expirando pela boca ok. A execução pode ser a mesma do exercício 1.
3) Respirando com o movimento dos braços: em pé, faça uma longa inspiração puxando todo o volume de ar que conseguir, ao mesmo tempo, vá elevando lentamente os braços até chegarem na altura dos ombros...segure por 2 segundos e expire completamente todo o ar, pela boca, enquanto você abaixa os braços. A execução também é idem ao exercício 1 e 2.
Fico por aqui, espero que vocês façam os exercícios diariamente, além de terem uma frequência de prática esportiva, pois os estudos indicam que as pessoas que praticam atividade física regularmente, que não fumam e que tem hábitos de vida saudáveis, respondem muito melhor frente ao coronavírus do que as pessoas obesas, ou sedentárias e os fumantes.
Se tiverem interesse, acessem aqui no blog o post sobre a relação da Covid com a Atividade Física.
Até o próximo post pessoal, se cuidem!
Comentários
Postar um comentário