Frio e dor nas costas
Olá pessoal, o post dessa semana é sobre a relação do frio com as dores que sentimos no nosso corpo. Estamos passando por uma onda de frio, que por sinal é a maior das últimas décadas. Por isso resolvi falar sobre esse assunto nessa semana no Blog da Fisio, e associar esse tema com a fisioterapia.
Será que é normal no frio sentirmos mais dores nas costas por exemplo?
A resposta é sim, no frio podemos sentir mais dores corporais.
Vocês sabiam que 36% dos brasileiros sofrem de dor nas costas? Esses dados são da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e essa Incidência de dores na coluna e de cabeça aumentam ainda mais no inverno.
Isso acontece porque o clima frio pode fazer com que nossos músculos, tendões e ligamentos que sustentam a coluna se contraiam.
Mas por que nosso corpo muda no inverno?
Nosso corpo muda no inverno para manter a temperatura interna e as funções do organismo em homeostase. Por causa da temperatura baixa, o fluxo sanguíneo diminui, os músculos retraem e há vasoconstrição.
Como se dá esse processo?
Como eu disse o frio provoca contrações dos músculos e articulações causando a perda da mobilidade desses tecidos. A contração dessa musculatura pode provocar um aperto maior nas articulações, aumentando o atrito já existente na região, causando a dor e evidenciando ainda mais a sensibilidade.
O que fazer para evitar as dores nas costas e no pescoço no frio?
Caso você sinta muitas dores, sempre é aconselhável procurar um médico para fazer o diagnóstico, tanto no frio quanto no calor hehe, e se necessário um fisioterapeuta. Mas posso deixar aqui mais algumas dicas:
- Não deixe de fazer exercícios: o inverno não é motivo para que vocês deixem de se exercitarem, a atividade esportiva regular promoverá uma melhor circulação sanguínea;
- Agasalhem-se bem no treino: é legal que todos se agasalhem a treinar, principalmente se for ao ar livre;
- Atenção especial ao aquecimento: tenham um cuidado maior com o aquecimento e alongamento. O erro grande e que levará a piora das dores nas costas e no pescoço no inverno, é interromper ou diminuir as atividades físicas regulares.
- Atendimento profissional: sempre é válido lembrar que um profissional competente irá ajudar caso as dores se intensifiquem. Procurem um fisioterapeuta se isso ocorrer ok?
Encerro por aqui pessoal, compartilhem se vocês gostaram, até o próximo post 😉
Comentários
Postar um comentário