Fisioterapia e Câncer de mama

Oi pessoal, o post dessa semana é sobre a atuação do fisioterapeuta no câncer de mama.

Já tem post no blog sobre a campanha de prevenção ao câncer - Outubro Rosa, e também sobre a importância do fisio na saúde da mulher, acessem lá, tem prévia no insta e na fanpage @fisiojomiranda.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que em 2020, mais de 66 mil mulheres foram acometidas por essa doença, e tem mais, infelizmente mais de 17 mil vieram a óbitos neste ano — cerca 16% do total de mortes por câncer no Brasil. 


Atuação do fisioterapeuta 


Sabemos que o tratamento precoce é fundamental, e o fisioterapeuta tem um importante papel, agindo na prevenção, do pré até o pós operatório.


Na fase preventiva, esse profissional pode ajudar o paciente na adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, já que a fisioterapia desportiva associada a educação física pode contribuir bastante. Além disso, o fisio pode orientar a prática do auto exame, muito importante para o diagnóstico precoce.


O tratamento cirúrgico pode ser necessário, e muitas vezes ocorre a extração de um nódulo ou até mesmo a retirada total da mama, que poderá afetar toda a região de gânglios linfáticos. Nesse caso, paciente poderá vir a apresentar linfedemas (inchaços na área), desconfortos respiratórios e perda ou diminuição da capacidade funcional do membro superior do mesmo lado da mama retirada. 


Dentre o tratamento fisioterápico pós cirúrgico, nós fisioterapeutas podemos realizar:

  • Drenagem linfática;
  • Pompage - exercícios para liberação miofascial;
  • Técnicas de massoterapia;
  • Alongamento de membros superiores;
  • Exercícios de amplitude de movimento articular para os membros superiores;
  • Exercícios para ganho de força muscular, passivos, ativos e resistidos;
  • Exercícios respiratórios com a finalidade de minimizar as perdas funcionais, podemos trabalhar com o aumento da capacidade respiratória, que por ventura é afetada pela cirurgia.


Eu fico por aqui, compartilhem se vocês gostaram, esse assunto é de fundamental importância pois o fisioterapeuta pode usar várias técnicas na reabilitação do paciente que sofre com o câncer de mama. Previnam-se, até o próximo post. 



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha