Lombalgia: o que você precisa saber
Olá pessoal, o primeiro post de fevereiro aqui no blog será sobre lombalgia, que consiste em dores na região lombar da coluna.
Dados importantes
De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, somente a dor de cabeça supera a dor lombar, e tem mais, o Jornal da USP revelou que mais de 80% das pessoas já teve ou terá dor na coluna, sendo que a lombalgia é a 2a maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos.
Vocês sabiam que a lombalgia é uma das campeãs do afastamento do trabalho? Segundo dados do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), 100 mil profissionais são afastados do trabalho anualmente, a maioria por conta deste distúrbio. E o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros têm algum problema na coluna vertebral.
Como ela surge?
São vários os fatores que podem desencadear a lombalgia:
- Má postura;
- Exercícios como levantamento de peso de maneira inadequada;
- Sedentarismo e falta de exercícios físicos regulares;
- Obesidade;
- Doenças reumáticas;
- Envelhecimento;
- Fatores genéticos;
- e até mesmo fatores emocionais podem estar relacionados.
Má postura
Vale abrir um tópico sobre a postura errada, já que esse é um dos principais problemas que podem desencadear a lombalgia. Mas vocês podem estar se perguntando, por qual razão?
Vamos lá: nosso corpo está todo interligado, ossos, músculos e articulações, a base para que essa ligação esteja bem consolidada é a nossa coluna vertebral. Sendo assim, uma má postura nesse alicerce pode influenciar negativamente o corpo todo. Não é apenas estético, é de fundamental importância termos um corpo alinhado para evitar dores e doenças incapacitantes.
Ah mas chega a incapacitar? Uma dor lombar? Infelizmente sim, se a dor evoluir muito, a pessoa pode não conseguir andar, pode haver sobrecarga na coluna, causando dores musculares, e se o quadro evoluir, podem surgir hérnias de disco, artroses, discopatia e outros problemas. A pessoa pode ficar sem trabalhar e sem fazer as suas atividades de vida diária. As dores também podem se tornar migratórias, indo para os membros inferiores. O assunto não é brincadeira…
Prevenção
A fisioterapia preventiva pode ser uma excelente aliada contra a lombalgia. Antes mesmo de sentir a dor você pode se cuidar, com exercícios posturais, articulares e de fortalecimento muscular.
A prática de atividades físicas também é indicada para evitar ou minimizar as dores. Entre as práticas indicadas estão: natação, hidroginástica, musculação, alongamento ou pilates.
A alimentação saudável e a manutenção de um peso adequado também contribui bastante contra a lombalgia, já que com o excesso de peso e a obesidade, problemas posturais podem surgir.
Estar atento a uma posição correta durante as atividades do dia a dia e no treino também contribui muito para evitar dores ou lesões.
Tratamentos
Alem do médico com exames, terapia medicamentosa e diagnóstico clínico, a fisioterapia pode ajudar muito:
- Reabilitação, através de várias técnicas como massoterapia,
- Eletroterapia,
- Terapia manual com liberação miofascial, tração lombar,
- Exercícios articulares,
- Exercícios de fortalecimento,
- Alongamentos,
- Reeducação postural global e alinhamento da coluna…enfim, há um protocolo vasto de atendimento, e tudo irá de acordo com a avaliação individual do paciente.
Eu fico por aqui, no próximo post passarei alguns exercícios preventivos para evitarmos as dores lombares, e se você já está com dor, procure um profissional competente para te ajudar ok?
Agenda aberta para atendimento domiciliar em Jaboticabal, entre em contato.
Comentários
Postar um comentário