4 fatos sobre Musculação X Postura
Olá pessoal, o post dessa semana é sobre o treino de musculação e a relação com a postura.
Vocês bem sabem que eu sou fisioterapeuta e estou no último ano de educação física, sendo assim, achei interessante alinhar ambas as profissões e trazer um pouco de informação sobre esse assunto.
Como especialista em reeducação postural global (R.P.G) sei que uma boa postura é fundamental, e se conseguirmos usar a musculação também a favor da postura, teremos uma ótima qualidade de vida.
- A musculação pode melhorar a postura?
A resposta é sim, todos nós sabemos que a musculação é uma das principais atividades realizadas em academias. Com o fortalecimento muscular, conseguiremos dar mais estabilidade para as nossas articulações além de dar força e sustentação para grupos musculares importantes, que se relacionam diretamente com a nossa coluna, e por consequência, melhoraremos assim a nossa postura.
- Como isso acontece?
Basta pensar que os músculos sustentam os ossos do nosso corpo e, quanto mais tonificados e alongados, melhor a postura corporal que será proporcionada.
Mas uma coisa muito importante deve ser lembrada: para que isso seja possível, cabe uma anamnese, uma avaliação detalhada de um profissional de educação física.
- Mas porque a avaliação é tão importante?
Já falei exclusivamente sobre esse assunto, a avaliação das aptidões físicas é fundamental para conseguirmos elaborar o melhor treino ou tratamento para meu aluno/paciente.
Somente assim, o educador físico conseguirá identificar quais músculos devem ser trabalhados (relaxados ou tensionados) para uma postura mais correta. Identificará também quais músculos devem ser fortalecidos, como por exemplo: se o aluno tem ombros anteriorizaria, profusos e caídos, o treino exigirá o fortalecimento dos músculos das costas.
- E os benefícios?
Eu fico por aqui pessoal, lembrando que a prática regular da musculação, orientada por um profissional capacitado irá melhorar a sua postura, além de trazer vários outros benefícios:
- Melhor qualidade de vida, por exemplo,
- Diminuição do cansaço e insônia,
- Aumento da sensação de bem-estar,
- Melhora da disposição e da autoestima;
- Melhora do seu condicionamento físico em geral, trazendo fortalecimento ósseo além do muscular e mais estabilidade para as suas articulações.
Eu reitero que o treino sempre deve ser supervisionado, pois exercícios feitos de forma inadequada e com excesso de peso, ao invés de melhorar o seu corpo podem ocasionar lesões e comprometer a sua postura significativamente.
Se você já tem um problema sério na coluna, dores e desconfortos, recomendo a orientação de um fisioterapeuta para a reabilitação antes de iniciar o treino de musculação.
Até o próximo post e compartilhem se vocês gostaram.
Comentários
Postar um comentário