Saúde dos joelhos: o que você precisa saber
Começando a semana falando sobre a saúde dos joelhos. O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso sistema musculoesquelético.
Vocês sabiam que no Brasil, pesquisas recentes mostraram que 69% da população acima de 18 anos sobre com dor nos joelhos?
Importância dos joelhos
Formado por cartilagens, ligamentos e ossos como o fêmur (na coxa), a tíbia (na parte da frente da perna), a fíbula (na parte de dentro do joelho) e a patela (parte da frente do joelho) eles funcionam como uma alavanca para o nosso corpo poder caminhar, correr, abaixar e levantar, para ficarmos em pé ou sentarmos…em suma, a saúde articular dos joelhos em dia nos garante uma boa qualidade de vida.
Origem da dor
As dores no joelhos podem ser traumáticas ou degenerativas.
As traumáticas são decorrentes de acidentes, quedas ou tombos, por carregarmos excesso de peso ou até mesmo no treino com exercícios feitos inadequadamente, enfim, qualquer tipo de ação que faça um trauma e lesione a articulação.
Já as dores de origem degenerativa são aquelas provenientes do envelhecimento, desencadeando doenças crônicas articulares, como a artrose por exemplo. Inclusive já falei ao sobre esse assunto n seria Papo com a Fisio, acessem lá - Instagram @fisiojomiranda.
Vale ressaltar que as dores degenerativas também podem surgir por doenças autoimunes como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus, além do uso excessivo da articulação por atividades repetitivas ocupacionais, bem como lesões em atletas.
Ah e pode haver desgaste e desalinhamento dos joelhos graças ao sobrepeso.
Quais são as lesões mais comuns?
- Ligamentares: no cruzado anterior ou posterior;
- Meniscos: pode haver o rompimento;
- Tendinite: inflamação nos tendões;
- Artrose ou artrite, dentre outras.
Sintomas
Dores obviamente são um dos sintomas mais comuns, além de incapacidade para se movimentar normalmente, inchaços e diminuição da amplitude de movimento.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
Sempre procurem um profissional competente para te ajudar ok, eu enfatizo muito isso nas minha redes sociais. A investigação da causa da dor começa com exames, clínicos e de imagem como radiografia e ressonância. Vale ressaltar que uma avaliação é muito importante para saber a história prévia do paciente, estilo de vida, se sofreu algum trauma ou lesão, e demais informações.
Já o tratamento pode ser baseado em medicamentos, fisioterapia e orientações para a prática de exercícios físicos. E a cirurgia? Essa costuma ser uma opção apenas quando não houver resposta satisfatória as demais abordagens.
Está com dor nos joelhos? Além do médico, procure um fisioterapeuta!
Nós podemos ajudar em vários aspectos com terapia articular, alongamentos, cinesioterapia, eletroterapia, crioterapia, exercícios para melhorar a estabilidade articular, de fortalecimento…são várias as aplicabilidades.
Agenda aberta para atendimento fisioterápico em Jaboticabal. Entrem em contato,
Compartilhem se vocês gostaram, até o próximo post pessoal.
Comentários
Postar um comentário