Treino em casa: 5 exercícios para o corpo todo

Olá pessoal, em tempos de isolamento social que vivemos em virtude do coronavírus, a prática da atividade física em casa 🏠 é fundamental para maternos nossa saúde física e mental em dia, pois é uma forma de nos distrairmos nesses momentos difíceis. 
Ficar em casa é muito importante galera, ajuda a impedir a propagação desse vírus 🦠 que infelizmente, já infectou cerca de 350 mil pessoas no mundo todo, onde aproximadamente 15 mil já morreram 😢
Vamos fazer a nossa parte, mas sem esquecermos de cuidar da saúde. Semana passada eu inaugurei uma nova série no meu canal do IGTV, a série Treino em Casa, para vocês me acompanharem semanalmente em exercícios simples e eficazes para nós nos exercitarmos no nosso lar.
Todos nós já sabemos que a prática de atividade física regular traz muitos benefícios, e em relação à prevenção de doenças? Também, os exercícios ajudam no fortalecimento da imunidade e, contribuem portanto no combate das doenças caso venhamos a contraí-las. 
No entanto, cuidado, se você é completamente sedentário, exercícios de alta intensidade, acima de 30 a 40 minutos, e realizados com grande sobrecarga, devem ser evitados.
Comece com exercícios leves, que tal lembrarmos dos exercícios na época das aulas de educação física na escola? O Treino Calistênico é uma ótima opção. E nada mais é do que uma série de exercícios que utilizam apenas o peso do corpo, com intuito de fortalecer e melhorar seus movimentos. Por isso, podem ser feitos em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades.
Abaixo passarei 5 exercícios para você fazer em casa, também farei um vídeo sobre essa sequência de treino no IGTV, fiquem de olho nas minhas redes sociais.
Para quem está iniciando, o ideal é começar fazendo apenas 1 série de cada exercício por dia, com 15-20 repetições, dando um intervalo de 30 a 40 segundos entre cada série ok?
Bora lá?
  1. Polichinelo: ótimo exercício para um aquecimento leve, você aumentará gradativamente os seus batimentos cardíacos fazendo a abertura das pernas e dos braços simultaneamente, tente realizar por 30 segundos.
  2. Agachamento com salto: esse é um exercício para fortalecimento dos membros inferiores, além de fazer um ótimo trabalho cardiovascular. Deixe as pernas alinhadas na linha do quadril, e os joelhos sempre na direção da ponta do pé. Contraía o abdômen, de um pulo e desça, levando o quadril para trás, imagine que tem uma cadeira e que você precisa sentar, depois suba novamente.
  3. Flexão de braço: deite com a barriga para baixo, apoie as mãos no chão com os braços esticados e levante todo o corpo flexionando apenas os braços. Se você é iniciante, mantenha os joelhos apoiados no chão para facilitar. Tente executar o movimento por 30 segundos.
  4. Ponte: Além de estimular os músculos do bumbum, o exercício ainda fortalece a lombar. Deite de costas, pés na largura dos quadris, joelhos flexionados, abdômen e glúteos contraídos, braços alongados ao lado do corpo e cervical relaxada. Estenda para cima a perna direita. Eleve os quadris mantendo a perna estendida e abaixe. Respiração: inspire para descer e expire para subir. Que tal fazer de 15 a 30 segundos cada perna?
  5. Abdominal isométrico: o treino isométrico é muito bom, não sobrecarrega as articulações e ajuda muito na tonificação muscular. Vamos trabalhar o abdômen e as pernas nesse exercício. Deite de barriga para cima, levante as pernas fazendo um ângulo de 90 graus com o quadril, joelhos flexionados. Inspire, e eleve o tronco em direção as suas pernas, soltando o ar, e fique nessa posição, lembre de apoiar a cervical com as mãos, e, tente ao máximo descolar os ombros e as escápulas do chão, mantenha a posição o máximo que conseguir, e retorne. 
Fico por aqui, espero que vocês façam os exercícios, nessa pequena sequência trabalharemos com o corpo de uma forma geral, fazendo condicionamento cardiovascular com os polichinelos e com os agachamentos com saltos, que também trabalham os membros inferiores, além dos braços com as flexões, bem como os glúteos com a ponte e por fim, abdominais. 
Fica a dica, mantenha o seu corpo ativo, essa inclusive é uma recomendação comum de profissionais da saúde como médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos, diante da necessidade do isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Fará muito bem para o seu corpo e para a sua mente.
Compartilhe com os amigos, bora ganhar saúde? Valeu até o próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha