Obesidade e Covid-19
Olá pessoal, o post dessa semana é sobre Obesidade e a sua relação com a Covid-19.
Vocês sabiam que foi comprovado que a obesidade é o maior fator de risco para pessoas com menos de 60 anos morrerem de Covid no Brasil?
Os dados são do Ministério da Saúde, estudos indicam ainda que pessoas com sobrepeso ou obesas apresentam quadros mais graves da doença...Um triste exemplo vem do estado de Minas Gerais, que nessa última semana de julho contabilizou 234 mortes de pacientes obesos com o novo coronavírus.
Infelizmente, essas pessoas desenvolvem mais rapidamente a doença, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS) além de outras complicações.
Galera essa informação é muito séria, cerca de 20% dos brasileiros estão obesos, podem acreditar, são aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil.
E não é só aqui, estão sendo divulgados muitos estudos sobre a relação do sobrepeso e a a Covid-19, vejam só essas informações:
- Pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, examinaram 124 pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid-19 entre fevereiro a abril de 2020, entre os pacientes que necessitam de ventilação mecânica invasiva, 47,6% eram obesos;
- Nos EUA, um estudo com cerca de 4000 pessoas internadas com Covid-19 revelou que mais de 40% dos pacientes que foram para a UTI em estado grave eram obesos.
E qual a causa? Vocês podem estar se perguntando....
De acordo com os cientistas, a principal causa de complicações para os pacientes obesos é o processo inflamatório gerado pelo excesso de peso no organismo.
E vejam só: o estado de inflamação crônica no organismo dos obesos acaba causando lesões que levam à formação de coágulos, que por sua vez podem evoluir para um quadro de trombose ou embolia pulmonar, complicações que geralmente são fatais em pacientes infectados com o coronavírus.
Além disso, muitos obesos apresentam doenças crônicas associadas, como alterações metabólicas, além de hipertensão e diabetes. Essas comorbidades aumentam ainda mais o risco de evoluir para uma forma mais grave de Covid-19.
E o excesso de gordura? Também é um agravante, pois o aumento do tecido adiposo que ocorre com a obesidade fragiliza funções do organismo, sobrecarrega funções cardíacas e pulmonares, que são as mais atingidas pela Covid-19.
Bem, eu fico por aqui, infelizmente a obesidade é uma doença gravíssima e se torna um fator de risco a mais nessa pandemia, eu sempre falo sobre a importância de se fazer atividade física, então, fica mais uma vez esse alerta...
Procurem se cuidar, façam atividade física, eu tenho vários vídeos com dicas de exercícios para vocês treinarem em casa nessa quarentena, estão disponíveis no meu canal do IGTV e também no meu YouTube.
Todos sabemos que devemos cultivar hábitos de vida saudável, associem os exercícios a uma alimentação balanceada...vocês estão se cuidando? Conhecem alguém com sobrepeso ou obesos? Compartilhe esse post...A vida não espera! Fica a reflexão...até o próximo post 😉
Comentários
Postar um comentário