3 exercícios para os músculos das costas
Olá pessoal, o post da semana é sobre atividade física, vocês fazem o fortalecimento muscular das costas?
Temos cadeias musculares no nosso tronco, e muitas vezes fazemos musculação para treinar as pernas, abdômen e glúteos, mas os músculos das costas- que abrangem a cadeia posterior do nosso tronco, são deixados de lado.
Passarei alguns exercícios que ajudarão nesse fortalecimento, como fisioterapeuta sei o quanto são importantes, bora conferir alguns benefícios?
- Fortalecer os músculos das costas ajuda na estabilidade da coluna;
- Esse fortalecimento desenvolve a musculatura, o que mantém a sua coluna na posição correta;
- Melhora o seu equilíbrio;
- Por consequência você terá também uma melhora na postura;
- Além disso, as dores nas costas muito comuns também serão diminuídas ou, se você nem tem dores, os exercícios agirão preventivamente.
- Alinhamento corporal;
- Prevenir e reduzir dores e lesões;
- Manter a mobilidade articular do tronco.
Muitos benefícios legais não é mesmo? Passarei agora 3 exercícios que ajudarão vocês a se cuidarem em casa, vamos lá:
- Ponte: deite-se de costas sobre um colchonete, mantenha os braços ao lado esticados, flexione os joelhos e mantenha os pés no chão. Eleve o tronco, contraindo os glúteos, inspire antes de realizar o exercício, na subida, solte o ar. Esse é um ótimo exercício para a coluna lombar.
- Prancha: esse exercício consegue trabalhar uma região muito importante do corpo: o core, um cinturão que envolve a região do abdômen e da coluna e que é integrado por vários músculos. A realização da prancha se dá em uma posição similar a flexão de braços. Contudo, os antebraços são apoiados no solo e cotovelos permanecem alinhados a articulação glenoumeral (articulação do ombro). Contraia o abdômen e os glúteos, mantenha a posição isométrica- sem se movimentar. Tente de 15 a 30 segundos e aumente o tempo gradativamente.
- Flexão de braços: exercício tradicional, apesar de comum tem grande eficácia no fortalecimento dos braços e das costas, pode ser feito com ou sem apoio dos joelhos no solo. Esse exercício trabalha também os tríceps, peitoral e deltoides e quando realizado da forma correta, também fortalece a lombar e core. Deite de bruços, apoie as mãos no solo, abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros, se necessário apoie os joelhos no solo, flexione e estenda os braços, retorne quase à posição inicial, sem encostar o corpo no chão.
Fico por aqui, esses exercícios são funcionais e dispensam acessórios, podem ser feitos em qualquer lugar e fortalecem muitos músculos ao mesmo tempo.
Nunca se esqueçam: um check up médico periódico é fundamental, além disso procure um fisioterapeuta se estiver com dores nas costas e um educador físico para ajudar no treino ok.
Até o próximo post galera! Compartilhe se você gostou...tchau tchau.
Comentários
Postar um comentário