Fisioterapia em Casa e COVID-19
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
O post dessa semana do meu blog é sobre Fisioterapia em Casa e COVID-19, isso mesmo, a prevenção é o melhor remédio, e por mais clichê que seja essa frase, é mais do que verdadeira.
COVID-19
As únicas armas que temos contra a COVID-19 são o isolamento social, uso de máscara, higienização das mãos e, a vacina. Estamos enfrentando uma pandemia, e como fisioterapeuta, sei que devemos nos cuidar, por isso, enquanto não temos no Brasil vacina para todos, se cuidem ok?!
E, já que temos que evitar sair e ficar em
casa se possível, passarei 4 exercícios que ajudarão vocês aí do outro lado também a se cuidarem.
Lembrem-se: essa doença é muito infecciosa, afeta o trato respiratório sendo altamente contagiosa, e pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados.
Portanto, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura.
Fisioterapia Respiratória
Já falei por aqui sobre exercícios respiratórios, procurem na busca do blog, mas nunca é demais nos cuidarmos não é mesmo?
A fisioterapia respiratória é parte integrante do tratamento de muitas doenças respiratórias.
Respirar corretamente faz bem para o corpo inteiro! E exercícios respiratórios ajudam bastante, pois uma respiração feita de forma correta poderá ajudar vocês a combaterem o estresse, a ansiedade além de trazer relaxamento. Os exercícios os ajudarão a obter o controle adequado da respiração em geral e a melhorar a capacidade pulmonar.
Vamos aos exercícios?
- Respiração profunda em 2 tempos: sentados de forma confortável, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, puxem o ar pelo nariz inspirando em 2 tempos, e expire, soltando o ar pela boca, também em 2 tempos. Repitam 4 vezes o exercício.
- Respiração profunda em 1 tempo com apneia: idem a posição anterior, mas agora vocês irão inspirar o ar pelo nariz, de forma profunda, segurar 5 segundos, e soltar todo o ar pela boca, expirando até esvaziar os pulmões. Repitam 3 vezes o exercício.
- Alongamento dos músculos cervicais: idem a posição anterior, sentados, inclinem o pescoço lateralmente, não movimentem os ombros, com o braço do mesmo lado, apoiem a mão na cabeça e segurem o movimento de 15 a 20 segundos. Repitam do outro lado. Vocês podem fazer 3 repetições que tal?
- Exercícios com peso leve para os membros superiores: trabalhando a mobilidade articular, vamos colocar um pouco de carga também nesse exercício. Se tiver um pesinho de academia, anilha ou haltere melhor, se não, use uma garrafinha cheia de água, de 500 ml, que pesará aproximadamente 500 gramas. Sentados, na mesma posição dos outros exercícios, elevem o braço para cima, abaixem na altura do ombro e desloque lateralmente, fazendo um “L” ao elevar o braço e abrir lateralmente. Repitam 5 vezes em cada braço.
Eu fico por aqui, lembrando que o fisioterapeuta geralmente começa com um exame ou avaliação assim que você tem um diagnóstico. Daí então, elaboramos um programa de fisioterapia para um paciente individual com base em sua avaliação / diagnóstico e no provável prognóstico para aquele paciente.
Caso vocês tenham indicação para fazer fisioterapia, me procurem ok, será um prazer atende-los aqui em Jaboticabal.
Compartilhem esse post se vocês gostaram, farei um vídeo sobre o assunto de hoje no meu canal do IGTV, me sigam por lá: Instagram @joleneincheglu e @fisiojomiranda.
Tchau tchau 👋
Comentários
Postar um comentário