Exercícios de Baixo Impacto
Olá pessoal, o post da semana é sobre atividade física, sempre enfatizo que os exercícios de alta intensidade como HIIT e Tabata workout são ótimos e trazem vários benefícios.
Mas hoje, diferente desses treinos, falarei sobre os Exercícios de Baixa Intensidade.
Vantagens do Treino de baixo impacto
- Diminui o estresse articular: a principal diferença entre o exercício de alto impacto e o de baixo impacto é que ele causa pouco estresse biomecânico em nossos corpos.
- Melhora o condicionamento cardiovascular: além disso, os exercícios aeróbicos de baixo impacto podem ajudar a melhorar seu condicionamento cardiovascular tão bem quanto de alto impacto.
- Opção para a recuperação de lesões: se você está lesionado ou quer uma opção de baixo risco para dar volume ao seu treinamento, exercícios funcionais e/ou cardiovasculares de baixo impacto são ótimas opções.
- Indicado para idosos: pessoas idosas normalmente precisam de muito cuidado e atenção durante o treino, exercícios de baixo impacto são os mais indicados.
- Indicado para iniciantes: se você está começando a fazer atividade física, acho interessante começar com um treino de baixo impacto e vá para os exercícios de alta intensidade, que tal? Seu organismo irá se acostumar a prática esportiva gradativamente.
Exercícios cardiovasculares de baixo impacto
Citarei algumas opções do treino de cardio que tem baixo impacto, vale lembrar que esses exercícios podem ser uma ótima alternativa ou complemento à corrida, já que trabalham de uma maneira legal a parte aeróbica sem forçar as pernas e articulações:
- Natação;
- Hidroginástica;
- Caminhadas;
- Elíptico;
- Bicicleta ergométrica;
- Remo…
Exercícios funcionais de baixo impacto
Além dos exercícios aeróbicos, podemos também fazer exercícios funcionais, usando o peso do nosso corpo e sem impacto nas articulações, sem saltos, mas extremamente eficazes e que irão trabalhar com resistência e força muscular:
- Agachamento;
- Agachamento sumô;
- Agachamento afundo;
- Prancha;
- Flexão de braços com o sem apoio dos joelhos;
- Treino Abdominal;
- Polichinelo sem salto alternando a abertura dos braços e pernas;
- Exercícios de glúteo com caneleiras;
- Exercício Ponte.
Fico por aqui, lembrando que esse é um post informativo, sou fisioterapeuta e sei da importância de se procurar um profissional competente para fazer a orientação no treino ok.
Como futura personal trainer, fica a sugestão: se você e sedentário, procure um médico e faça um checkup antes de ter acesso ao profissional de educação física ok, exames e prevenção nunca são demais, se cuidem e bora se cuidar!
Comentários
Postar um comentário