Fisioterapia e Saúde da Mulher
A fisioterapia é uma profissão dinâmica e que atua em diferentes áreas e segmentos, hoje falarei sobre a relação da Fisio na Saúde da Mulher.
No post da semana passada eu falei sobre a atuação da fisioterapia na área uroginecológica, e hoje passarei 3 exercícios dando continuidade a esse assunto, tem vídeo no ar no canal do IGTV no meu perfil @joleneincheglu.
Saúde da Mulher
Nós mulheres ao longo da vida passamos por fases e momentos específicos, determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais.
Como profissional da área da saúde, acho de extrema importância abordar esse assunto, dando ênfase e estímulo ao autocuidado, estimulando assim as mulheres a terem conhecimento sobre o seu próprio corpo, em busca de melhorar a qualidade da saúde e bem-estar.
Fisioterapia na Saúde da Mulher
A fisioterapia na saúde da mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas enfermidades que as atingem.
As áreas de intervenção são várias onde a fisioterapia consegue intervir com ótimos resultados sobre:
- Incontinência urinária e fecal;
- Disfunções sexuais;
- Dores pélvicas;
- Prevenção e tratamento no pré parto;
- Flacidez muscular abdominal e diástase no pós-parto;
- Reabilitação pós câncer, como o linfático e o de mama.
Exercícios Fisioterápicos
São várias as técnicas que a fisioterapia pode realizar no tratamento e na prevenção das doenças que interferem na saúde da mulher.
Passarei 3 exercícios que podem ser realizados em casa:
Exercício 1) Fortalecimento do períneo: deitados de barriga para cima, colocar uma bola ou toalha enrolada entre os joelhos, pés apoiados no chão, o paciente deve realizar a contração do abdômen e apertar o objeto entre os joelhos, contraindo o períneo - como se fosse segurar a vontade de urinar, segurando por alguns segundos, sugestão de 15 a 20 segundos e depois relaxar.
Exercício 2) Ponte isométrica: tem um post aqui no blog só sobre os benefícios desse exercício, a ponte consiste em deitar de barriga para cima, joelhos flexionados e pés apoiados no chão, o paciente deve subir o quadril, levantando os glúteos do apoio, contraindo abdômen e musculatura do períneo, novamente segurando a contração como se estivesse com vontade de urinar, e permanecer na posição, sobe e a sugestão é ficar de 15 a 20 segundos e depois relaxar.
Exercício 3) P.T.L. Períneo, Transverso do Abdômen e Língua: nesse último exercício, sentados ou deitados, como vocês preferirem, o paciente deve realizar a contração do períneo, do abdômen e colocar a língua no céu da boca, simultaneamente, e depois relaxar. Segurem por alguns segundos e relaxe, os 3 exercícios podem ser feitos diariamente.
Eu fico por aqui, espero que vocês tenham gostado dos exercícios de hoje, são de fácil execução e podem ajudar no fortalecimento do assoalho pélvico, melhorando a saúde da mulher.
Compartilhe esse post se você gostou, e se você acha que pode ajudar alguém que você conhece. Lembrando que o ideal sempre é procurar um profissional competente para te ajudar ok, nesse caso um médico e um fisioterapeuta para traçar o melhor atendimento e tratamento de acordo com a sua enfermidade.
Comentários
Postar um comentário