Fisioterapia Uroginecológica

Olá pessoal, que tal começar essa quinta-feira conhecendo um pouquinho mais sobre fisioterapia?

O assunto dessa semana é sobre uma especialidade da minha profissão muito legal: fisioterapia uroginecológica. Vocês sabiam que nós, fisioterapeutas, podemos atender nesse área? Vem comigo…


O que o é?

Essa é uma especialidade da fisioterapia envolve Urologia e Ginecologia. Consiste no tratamento e também na prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico.


Assoalho pélvico 

Bom antes de falar mais sobre essa especialidade, vamos relembrar ou conhecer o que é o assoalho pélvico. Basicamente é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos, ou popularmente conhecido, dos órgãos da nossa “bacia”. 

E que órgãos são esses? Seriam a bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, que consiste na parte baixa do nosso abdômen.


Quais as alterações que podem ser tratadas Jo?

O fisioterapeuta pode tratar várias alterações relacionadas ao assoalho pélvico. Vale ressaltar que os músculos que constituem esse assoalho têm como objetivo controlar a urina e as fezes e sustentar vários órgãos, mas devido ao envelhecimento, doenças, cirurgias e partos nas mulheres, os músculos perdem força e podem apresentar problemas. Dessa forma, a fisioterapia ginecológica é realizada para fortalecer esses músculos e tratar essas alterações.


Doenças relacionadas 

Dentre as doenças relacionadas ao assoalho pélvico e que o fisioterapeuta pode ajudar, posso citar:

-Incontinência urinária, 

-Incontinência fecal, 

-Constipação, 

-Disfunção sexual,

-Prolapsos genitais,

-Fraqueza e flacidez perínea, esfíncteriana e abdominal no pós parto.


Prevenção e tratamento 

Aquele velho ditado é verdadeiro, prevenir é sempre melhor do que remediar.

O trabalho preventivo do fisioterapeuta consiste principalmente em conscientizar as pessoas sobre a importância da musculatura do assoalho pélvico, como o períneo, o esfíncter uretral e os músculos da região anal. Exercícios preventivos de fortalecimento muscular são umas das manivela que podemos realizar, além de eletroestimulação e cinesioterapia.


Importância do fisioterapeuta 

Vejam que dado interessante: estima-se que 10% das mulheres tem lesão desta musculatura durante o parto, o que compromete a sua função, e as predispõe aos prolapsos de órgãos pélvicos e incontinência urinária/fecal.

Exercícios de fortalecimento muscular podem ser realizados antes e após o parto, minimizando os problemas que possam surgir na futura mamãe.

Após uma avaliação minuciosa, o fisioterapeuta irá elaborar um tratamento específico para cada paciente, de acordo com a necessidade individual de cada um.


Eu fico por aqui, a fisioterapia uroginecológica é muito importante para garantir o bom funcionamento dos aparelhos reprodutor, urinário e digestório. Com os exercícios e cuidados terapêuticos propostos é possível tratar e prevenir várias disfunções. Procure sempre um profissional capacitado para cuidar de você ok, até o próximo post 🙏🏻



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha