Dica da Fisio: como prevenir lesões esportivas?

Bom dia pessoal, começando essa quinta-feira falando sobre fisioterapia e prevenção. Na semana passada eu falei sobre a importância de realizarmos fortalecimento articular, acessem lá. 

Puxando um gancho com o assunto do post anterior, se vocês praticam esportes, devem ficar atentos, isso porque existem vários fatores que aumentam a chance de uma lesão, principalmente se você for um praticante amador, iniciante e que não tem orientação adequada para cada atividade física.


Sempre enfatizo aqui, procurem um profissional competente para ajudar, seja médico, fisioterapeuta ou personal ok?


Lesões, como elas acontecem?


A falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. A orientação profissional é fundamental para evitar entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações. Edemas, que são inchaços podem aparecer, a região pode apresentar hiperemia, que é uma vermelhidão anormal na pele.

Vocês podem sofrer também estiramentos musculares, já que a grande exposição ao estresse mecânico durante o exercício pode causar lesões frequentes, inclusive em atletas profissionais de alto rendimento. 


Como prevenir o surgimento de lesões?


Vamos lá, eu já fiz um post sobre Postura Correta no Treino, essa é uma ótima medida preventiva. Além disso, fiquem atentos a essas dicas, que podem ajudar a minimizar o risco de lesões:

  • Qual é o tipo de exercício físico que vocês farão? De baixo ou de alto impacto?
  • Vocês estão usando um tênis adequado a prática escolhida? Poxa Jo, tênis? Sim, um tênis adequado ajuda a diminuir o impacto nas articulações.
  • Vocês conhecem o exercício e a sua execução? 
  • Qual é a frequência e a intensidade em que é praticada a atividade?
  • Como está sendo o aumento da carga durante a musculação? Aumentar de forma gradativa é de suma importância para não lesionar a musculatura e as articulações.


Como saber se houve uma lesão? E o tratamento?


Caso haja algum tipo de lesão, com certeza vocês sentirão muita dor e desconforto no local, as vezes incapacitando até a sua locomoção, portanto, nesse caso, ao sinal de qualquer proa lema procure imediatamente o ortopedista. 


O médico fará uma avaliação clínica, poderá prescrever exames como raios-x, tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Em seguida, após o diagnóstico clínico, o médico pode dar medicamentos para alívio da dor e inflamação, pedir repouso e o afastamento momentâneo do treino, e se a lesão for mais grave, entrará o atendimento com o fisioterapeuta, que dará início a reabilitação.


Espero que vocês tenham gostado, compartilhem esse post e se cuidem ok? Praticar atividade física é ótimo para a nossa saúde, com a pandemia as pessoas estão treinando mais em casa, portanto lembrem-se: a orientação adequada no treino é fundamental. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha