Você sabe o que é Tônus Muscular?
Começando a tarde dessa quarta-feira com um assunto muito legal que envolve a fisioterapia e a educação física: tônus muscular, vocês sabem o que é?
Tônus muscular
Eu gosto muito de um livro clássico que fala sobre fisiologia, popularmente conhecido como “Guytão”, eu estudei por ele na faculdade e também na pós para a prova de admissão do meu mestrado. Achei a definição de tônus dada por ele simples e didática, portanto vamos lá.
De acordo com Guyton & Hall (1997) mesmo quando estamos descansando, em repouso, nossos músculos apresentam um certo grau de resistência, isso é chamado tônus muscular. Vale lembrar que essa musculatura esquelética não se contrai sem a ajuda do nosso sistema nervoso.
Funcionamento do tônus muscular
Os mesmos autores enfatizam ainda que o nosso tônus muscular resulta inteiramente de impulsos nervosos que vem da medula espinhal. Em parte, tais impulsos são controlados e transmitidos do cérebro para os motoneurônios (também chamados de neurônios motores, de uma maneira simples de explicar, eles tem a função de fazer nossos músculos entrarem em atividade).
Existem ainda impulsos musculares que mantém nosso tônus muscular que se originam nos fusos musculares sitiados no próprio músculo.
Alterações na tonicidade muscular
Algumas situações particulares e determinadas doenças podem causar problemas no nosso tônus, falarei sobre a hipertonia e a hipotonia.
- Hipertonia: é uma situação de hiperatividade muscular, o tônus fica muito aumentado, isso ocorre quando a comunicação entre o cérebro e a medula espinhal é afetada por lesões ou doenças, como por exemplo um Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Hipotonia: nesse caso há uma diminuição do tônus muscular e flacidez, sendo considerada na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica. O paciente que fica acamado por muito tempo também apresenta hipotonia, além dos cadeirantes e pesados medulares.
- Como tratar esses problemas? O fisioterapeuta pode fazer tratamentos baseados em eletroterapia, cinesioterapia, exercícios articulares, alongamentos, técnicas para trabalhar a postura corporal e de fortalecimento, tudo visando ajudar a melhorar o controle muscular dos pacientes.
Importância do tônus muscular
- Corpo ativo e Postura
Vocês bem sabem que a ação gravitacional age sobre tudo, e é justamente o tônus muscular que mantém o nosso corpo ativo, e que nos ajuda a manter a postura para cada movimento que fazemos. Um bom tônus muscular nos traz uma melhor postura.
- Exercícios físicos
Os exercícios físicos são essenciais para produzir a qualidade muscular, e com a carga adequada, tempo de execução e um treino feito para você de acordo com as suas necessidades, podemos desenvolver melhor os nossos músculos, melhorando assim o tônus muscular. Por isso é de fundamental importância procurar um profissional competente da área para te ajudar, nesse caso um professor de educação física.
- Vida diária
Um bom tônus muscular é importante para manter a nossa postura e na prática esportiva, mas também na nossa vida diária. Até mesmo funções básicas podem ajudar na manutenção da nossa tonicidade muscular como subir escadas, varrer a casa, lavar roupas ou cuidar do jardim —mas isso depende muito do tempo e esforço investido nessas atividades. Já pessoas que realizam trabalhos mais movimentados, carregando peso, podem conseguir manter e melhorar o tônus muscular.
- Alimentação saudável
Diariamente temos gasto energético, é de extrema importância manter um aporte alimentar que supra as nossas necessidades e que traga uma boa sustentação ao corpo. Uma dieta saudável, com aporte adequado de proteínas, carboidratos e gorduras, vai dar o equilíbrio para este ganho e suporte da força e massa muscular, melhorando por consequência a nossa tonicidade.
Eu fico por aqui, vocês viram como é importante ter um bom tônus muscular? Passe essa informação para frente, até o próximo post 😉
Comentários
Postar um comentário