4 dicas para melhorar o seu treino
Ola pessoal, no post dessa semana passarei 4 dicas para vocês melhorem o treino de vocês.
Acabei de finalizar o curso de Metodologia do Treinamento Esportivo, ano que vem terminarei a minha terceira graduação e se Deus quiser serei bacharel em educação física, bem, na nessa disciplina aprendi os princípios básicos de um bom treino, por isso resolvi compartilhar com vocês algumas informações que podem ajudá-los a alcançar melhores resultados durante a prática esportiva.
Importância de um profissional competente
Eu sempre enfatizo por aqui, é de fundamental importância procurar um profissional para acompanhar o treino de vocês. Já sou profissional da área da saúde, e como fisioterapeuta e futura personal não canso de lembra-los sobre isso.
Quando um personal montar o treino de vocês, ele deverá leva em consideração alguns princípios básicos e, de acordo com a individualidade de cada aluno irá montar a melhor estratégia de treinamento, essa é uma das razões porque fazer qualquer coisa ou copiar o treino de alguém pode não ser bom para vocês.
Dicas para melhorar o treino
Essas dicas são baseadas em alguns dos princípios do treinamento esportivo, bora colocar em prática?
- O seu corpo precisa se adaptar- Princípio da adaptação: nosso corpo precisa de um tempo para se adaptar aos estímulos que os exercícios físicos trazem. Portanto é normal termos dores musculares, pois quando o desafio é a carga, nossos músculos respondem de acordo com a magnitude do desafio. De uma forma simples de explicar, as fibras musculares “se rompem” para ficarem mais fortes e crescerem, daí então ocorrerá gradativamente o ganho de massa e a hipertrofia, esse processo gera dor, mas aguente firme ok 👍🏻 e lembrem-se: se o treino está muito fácil, se você mal fica cansado ou não tem dor muscular alguma após a musculação, alguma coisa está errada, sempre converse sobre isso com o seu personal.
- Não desista - Princípio da periodicidade: pessoal parece óbvio mas vale lembrar, se vocês não tem continuidade no treino, se não há periodicidade com os exercícios, se você não treina com frequência, diariamente, com foco e determinação, infelizmente o seu corpo nunca irá sair da fase anterior, onde está se adaptando aos desafios impostos pelos exercícios. Portanto, fica a dica: não se sabote, não pule ou falte aos dias de treino. A periodização claro que deve respeitar o tempo necessário para o corpo descansar, a musculação diária pode ser realizada alternando os grupos musculares, França se, mas não o suficiente para perder as adaptações e os ganhos que vocês conseguiram.
- Se desistir você perderá o que conquistou- Princípio da reversibilidade: dando continuidade a dica anterior, lembrem-se que se desistirem, haverá uma reversão do seu condicionamento físico, pois todas as mudanças funcionais, morfológicas e de desempenho das capacidades físicas adquiridas voltam aos níveis iniciais após a interrupção do treino. Mantenham sempre os treinos sem interrupções; e no caso de não poder fazer o treino todo, o pouco que faça evita essa perda.
- Mude o seu treino- Princípio da variabilidade: variar o treino é a última dica de hoje, esse princípio do treinamento é muito importante para que seu organismo evolua sempre, isso irá otimizar e potencializar o seu ganho. Quando apresentamos melhora e ganho nos exercícios, deve-se trocar o treino, caso contrário ele ficará estagnado e não alcançaremos nossos objetivos. Outra vantagem deste princípio: evita a monotonia – mudando os exercícios vocês não terão que realizar novamente aquele treino que já estão fazendo nas últimas 4 ou 6 semanas. Mais uma conversa que vocês podem tem com o professor de educação física, personal ou com o seu instrutor da academia.
Eu fico por aqui, lembrando que essas são dicas e este post tem o intuito de ajudar e informar vocês, conversem com o seu profissional de educação física, tenho certeza que ele te ajudará a colocar essas dicas em prática.
Até o próximo post 💪🏻
Comentários
Postar um comentário