Fisio e cervicalgia
Você trabalha muito tempo sentado (a)? Executa atividades na frente do computador ou realiza movimentos repetitivos com os braços? Se a resposta for sim, você pode sofrer com dores no pescoço e nos ombros.
Quem nunca ficou com a musculatura dolorida após um longo dia de trabalho? Ou, então, dormiu de mau jeito e acordou dolorido e com desconforto no dia seguinte?
Como ela surge?
A cervicalgia - dor na região cervical, é uma queixa frequentemente encontrada. Ela pode acontecer por vários motivos:
- má postura,
- tensões e contraturas musculares como do trapézio ou rombóides,
- desvios na coluna como a escoliose,
- passar muitas horas no computador,
- desgaste físico e mental, dentre outros fatores.
De fato, essa condição física causa estresse, traz muita dor e limita os movimentos. No post de hoje darei algumas dicas de como aliviar esse problema.
Tratamento
Além do diagnóstico médico, e medicamentos, o fisioterapeuta pode ajudar de várias maneiras no tratamento da cervicalgia e dores nos ombros:
Eletroterapia
O tratamento eletroterápico tem vários benefícios, dentre eles alívio da dor pois traz analgesia, o tens e o ultra som são grandes aliados.
Termoterapia
É um recurso terapêutico utilizado no processo de reabilitação que, através de fontes de calor como a luz infravermelha trará alívio e relaxamento muscular. Já fiz um post só sobre os benefícios da aplicação do infra, acessem aqui no blog.
Terapia manual
Várias técnicas como massagem e liberação miofascial podem ajudar para a aliviar as dores no pescoço e ombros.
Exercícios articulares
Trabalhar a mobilidade articular é muito importante, muitas vezes o paciente fica com incapacidades físicas de realizar determinados movimentos com o pescoço e ombros pela dor e encurtamento muscular:
Alongamentos
Falando em encurtamentos, o alongamento é de fundamental importância para tratar essa musculatura tensionada, deve ser feito com técnica e muito cuidado, principalmente se o paciente está com dores agudas.
Alinhamento e exercícios posturais
A reeducação postural é indicada para os pacientes que sofrem com a má postura, e/ou que ficam em demasiado numa mesma posição. Existem vários tipos de exercícios e técnicas que o fisioterapeuta pode aplicar, como o R.P.G por exemplo.
Prevenção
Quanto antes o paciente tratar a dor, menores são as chances de esse quadro clínico evoluir para complicações mais graves, como cervicalgia crônica, que pode evoluir para cefaleias, artrose, artrites, hérnia de disco e até enrijecimento da musculatura, com perda de movimentos e limitação funcional, prejudicando muito a sua qualidade de vida.
É muito importante lembrar que um tratamento precoce alivia os sintomas mais rapidamente e previne problemas maiores, impedindo essas condições de saúde mais graves — fique de olho em sintomas como dormência, formigamento e até incapacidade física de executar determinados movimentos ou trabalhar.
Eu fico por aqui, se cuidem e se o incômodo persistir ou for muito forte, o ideal é buscar ajuda médica e fisioterápica o mais rápido possível.
No meu IGTV tem vídeos com exercícios de alongamento e relaxamento, vale a pena conferir!
Compartilhem se vocês gostaram e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário