Atividade física e envelhecimento

Olá pessoal, o post dessa semana será sobre Atividade física e envelhecimento. 

Eu gosto sempre de falar por aqui sobre saúde e bem estar, fisioterapia e exercícios físicos, e acho interessante abordar esse assunto, já que todos nós iremos envelhecer um dia, na verdade, estamos envelhecendo agora.


A cada dia que passa nosso organismo fica mais velho, é uma etapa da vida, um processo progressivo e natural, comum a todos os indivíduos desde o nascimento. 


Mas Jo, e o que a atividade física tem com isso? 


Muita coisa pessoal, já que no envelhecimento mudanças corporais acontecem, com o avanço da nossa idade cronológica:

  • as aptidões físicas diminuem, 
  • há redução da capacidade cardiorrespiratória,
  • estudos indicam nos idosos diminuição de peso e do volume cerebral, 
  • além disso alterações no funcionamento de alguns órgãos como o coração e o pulmão podem ocorrer,
  • as articulações eventualmente ficam mais rígidas e endurecidas,
  • ha perda de massa óssea,
  • nossos músculos podem ficar enfraquecidos, havendo encurtamentos e perda de força e massa muscular,
  • e todos esses fatores prejudicam ainda nossa postura, dentre vários outros aspectos.

Atenção: com o passar dos anos, se não temos o hábito de praticar exercícios físicos quando jovens ou na nossa meia idade, a falta de motivação contribui ainda mais para o sedentarismo, e esses problemas todos elencados acima podem aparecer com mais frequência e intensidade.


Benefícios dos exercícios físicos x envelhecimento 


Como profissional da área da saúde, tenho a obrigação de estimular a prática de esportes, visando combater os sintomas do envelhecimento, para que possamos conquistar mais saúde e obter o máximo de qualidade de vida dentro da possibilidade de cada um.


Lembrem-se: em qualquer idade, uma simples caminhada que seja já contribui para o funcionamento do sistema locomotor, prevenindo doenças como a osteoporose, por exemplo. 


Além disso, os exercícios físicos previnem doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer, pois a atividade física melhora a circulação cerebral e estimula a neurogênese, ou seja a formação de novos neurônios.


Tenho que enfatizar também que os exercícios físicos regulares promovem a manutenção do tônus muscular, fortalecem nossos ossos e ajudam ainda a manter a amplitude articular, dando mais força e estabilidade para nosso corpo. 


Nosso sistema cardiovascular também recebe vários benefícios, e além das caminhadas, vocês podem optar pela dança, andar de bicicleta, natação, toda atividade é válida. 


Eu fico por aqui, vocês viram que existem vários benefícios da atividade física frentee ao envelhecimento, portanto, não se acanhe, vista-se e divirta-se. É de fundamental importância procurar um profissional competente para te ajudar ok? Principalmente se você é sedentário.


Até o próximo post ☺️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha