Treino de braços

Bom dia com post novo no Blog da Fisio, o assunto dessa semana é sobre a importância do treino de braços.


Como fisioterapeuta devo lembrar que nosso corpo está completamente interligado: temos a cabeça, descendo um eixo central que é a coluna e o tronco, os quais tem ramificações, que são os nossos membros, superiores e inferiores. 

Vale ressaltar ainda que o bom alinhamento desse sistema é fundamental, e o fortalecimento muscular é uma das bases para que isso aconteça.


Fortalecimento dos braços 

Seguem alguns motivos importantes para vocês não pularem o treino de braços, bora conferir:


  • Alinhamento postural: além de enrijecer e tonificar a musculatura, o treino para membros superiores também previne ou atenua problemas posturais;
  • Previne lesões e problemas de coluna: não devemos focar apenas nas pernas e glúteos, um corpo treinado pela metade além de desarmônico esteticamente, pode gerar vários problemas, inclusive na coluna e posturais;
  • Favorece o equilíbrio das cadeias musculares: todos nós temos cadeias de músculos, anteriores e posteriores de tronco, tanto nos braços como nas pernas e fortalecer ambas as cadeias favorece o equilíbrio para o nosso corpo;
  • Estabilidade articular: músculos mais fortes trazem mais estabilidade para as nossas articulações;
  • Melhora da AVD: além de melhorar a postura e prevenir lesões da coluna e das articulações, o fortalecimento dos membros superiores também ajuda nós mulheres nas nossas atividades de vida diária (AVD), como segurar as sacolas no supermercado, lavar as roupas e a louça, segurar o bebê durante a amamentação, o Léo meu filho ficava cada vez mais pesado ao longo dos primeiros meses de vida, braços fortes ajudam bastante! 


Dica da fisio

Pessoal eu tenho especialização em RPG- Reeducação Postural Global, e como já mencionei nosso corpo compreende cadeias musculares, que são grupos de músculos interligados, uma dica bem legal é associar o fortalecimento das costas com os membros superiores.


Mas qual é a razão?

Vamos lá, o RPG trabalha justamente com isso, “educando” a postura através do equilíbrio desses grupos musculares.

Com a pandemia, passamos muito tempo em casa, e o home office pode acarretar alguns problemas.

A musculatura das costas ajuda a manter uma postura adequada, ainda mais para quem passa muitas horas do dia em frente ao computador. Os músculos peitorais ficam mais tensionados e as nossas costas ficam cansadas, tudo isso pode fazer com que os ombros rotacionam para frente, é um efeito cascata. 

Para ajudar a evitar esses problemas, bora treinar ombros e braços? Os exercícios de fortalecimento ajudarão a manter os ombros no lugar, melhorando o alinhamento, e os incentivará para que consigam manter uma postura ereta por mais tempo.


Eu fico por aqui, procurem sempre um profissional de educação física para ajudarem vocês no treino, e se houver lesão ou dor, um médico e u fisioterapeuta para a reabilitação ok.


Compartilhem se vocês gostaram, até o próximo post! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha