Quem aí ama café?
Hoje é o dia Internacional do Café.
Ele já foi dado como vilão, mas hoje, sabe-se que moderadamente consumido, o café pode ser benéfico para a nossa saúde.
A cafeína é a principal substância que compõe o café, muito utilizada atualmente com o intuito de aumentar o desempenho durante a prática esportiva. A bebida por ser estimulante gera mais energia para o corpo, aumenta a disposição e retarda a sensação de sono.
Um estudo publicado na revista New England of Medicine que abrangeu cerca de 400 mil americanos, homens e mulheres com idades entre 50 e 70 anos, relatou que o café melhora as atividades cognitivas e a memória.
Dados levantados pela Universidade de Harvard (EUA), onde mais de 200 mil pessoas foram analisadas entre 1988 e 2008, concluiu que o consumo do café reduziu até 50% o quadro de depressão. Mas como isso ocorre? Os pesquisadores viram que o café age como antidepressivo, estimulando o sistema nervoso central através da produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina. Os entrevistados ainda relataram diminuição do cansaço, mais energia e disposição nas atividades cotidianas.
Recentemente, descobriu-se também que o café tem ação antioxidante, acredita?
Mas nem tudo é perfeito, em excesso essa bebida faz mal, pode causar alterações de humor, insônia e alterações cardíacas e intestinais.
Uma nova revisão de estudos sobre o assunto confirmou que 400 miligramas diários – o correspondente a três xícaras de 150 ml de café – da substância é o limite para adultos saudáveis, de acordo com o periódico científico Food and Chemical Toxicology.
Fica a dica, vai um cafezinho aí?
Comentários
Postar um comentário