Exercício físico e Imunidade

Boa tarde pessoal, em meio ao isolamento social visando diminuir a contaminação pelo coronavírus, fazer atividade física em casa se tornou uma ótima maneira de passar o tempo e, cuidar da saúde.
Digo em casa, porque cada vez mais estudos revelam que a disseminação desse vírus se dá também via aerossol, ele fica no ar por algumas horas, então, se exercitar na rua e com muitas pessoas pode ser arriscado, alguém contaminado pode entrar em contato contigo, e é muito desconfortável treinar de máscara para se proteger.
Bom, muito se fala sobre exercícios físicos e imunidade, no post de hoje falarei sobre a importância do treino em casa e como ele pode te ajudar nessa batalha a Covid-19.
Sabemos que o exercício físico não funciona como um remédio ou uma vacina para nenhuma doença, mas ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, e isso vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra um quadro de contaminação.
Em relação à resposta imune, a ciência já comprovou diminuição de infecções bacterianas e virais, e até mesmo uma menor incidência de tumores em pessoas que praticam regularmente atividades físicas.
Existem muitos estudos e a literatura é repleta de artigos que relatam os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico. Mas como isso ocorre?
Acho legal relembrar alguns conceitos, vamos lá, os glóbulos brancos (leucócitos) fazem parte do sistema imunológico e são constituídos por linfócitos, eosinófilos, basófilos, monócitos e neutrófilos.
Produzidos na medula óssea, esse grupo é classificado em 3 tipos: natural killers (NK), linfócitos B e linfócitos T.
Pesquisas indicam que o mecanismo da melhora da defesa está associado a um efeito que a atividade física regular promove, há um aumento dos linfócitos “natural killers” (NK). Vale lembrar que essas células fazem parte da defesa imediata do nosso corpo, atuando contra células cancerígenas e infecções bacterianas ou virais.
Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, e o exercício atuando no sistema nervoso faz a liberação de hormônios do bem estar, melhora a circulação corporal pois ajuda no funcionamento cardíaco, causando um relaxamento, e por consequência, redução do estresse,  nosso organismo vai se fortalecer, ficando assim menos suscetível a diversas doenças, tais como como problemas cardiovasculares e respiratórios, alterações neurológicas e degenerativas...dentre várias outras.
Fico por aqui, vamos treinar em casa, se quiserem dicas, tenho um canal no IGTV com uma série exclusivamente feita com aulas e treinos para você fazer em casa. Acessem lá, @joleneincheglu.
Se cuidem, e até o próximo post 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamão e chia: 10 benefícios

Fisioterapia Desportiva

Termoterapia Luz Infravermelha